Ao ver a cunhada pálida contando sobre um ônibus incendiado no Bairro Vila Real, em Balneário Camboriú, Luiz Carlos Fonseca, 50 anos, suou frio. O fato fez o técnico de handebol lembrar da madrugada em que o filho mais velho telefonou informando que o carro da família tinha sido queimado na frente de casa, em novembro de 2012.
Continua depois da publicidade
O balanço da noite de quarta e madrugada de quinta colocou autoridades da segurança pública da região e do Estado em alerta. Apesar de garantirem não ter certeza de se tratar de ataques orquestrados ou mesmo relacionados aos ocorridos no ano passado, as forças policiais estão em alerta.
Continua depois da publicidade
Viaturas da Polícia Militar em Balneário Camboriú estão desde a noite de quarta-feira, quando o ônibus foi incendiado, acompanhando as linhas de transporte coletivo que passam por bairros mais violentos em horários considerados complicados. O efetivo também está todo de sobreaviso, para o caso de novos ataques ocorrerem haverá barreiras montadas em pontos estratégicos nos próximos dias.
Em Itajaí, a PM também deixou todos os policiais em estado de alerta. De acordo com o tenente Rodrigo Carvalho, as barreiras que estavam sendo montadas em função da operação veraneio também podem ser remanejadas para outros locais, caso haja indícios de um novo ataque.
Além disso, viaturas descaracterizadas estão nas ruas para identificar suspeitos e prevenir que novos incêndios sejam iniciados. Caso haja outros ataques, a PM de Itajaí pode passar a escoltar os ônibus de transporte coletivo.
_ Por enquanto não temos nada muito concreto que relacione esses casos com os do ano passado, nem sabemos se eles têm relação entre si _ explica o tenente, que é chefe da comunicação da polícia em Itajaí.
Continua depois da publicidade
As imagens do sistema de monitoramento interno do veículo foram coletadas e podem ajudar a polícia a identificar os autores.
Em Itajaí, o delegado Celso Andrade investiga o incêndio a uma viatura da Codetran que estava estacionada na Secretaria Municipal de Segurança. Um guarda apagou o fogo, que acabou atingindo apenas a parte da frente do veículo. Até a tarde de ontem, o delegado não havia sido informado sobre o fogo na fachada de um bar na cidade.
Os delegados destacam que não se pode dizer que os ataques estão relacionados. Andrade informou, ainda, que policiais estariam nas ruas de Itajaí durante a noite de ontem tentando localizar possíveis suspeitos.
Continua depois da publicidade