Policiais militares de Joinville e do Paraná se unem pela quinta vez para combater o crime que ultrapassa a divisa dos Estados. Na madrugada desta sexta-feira, foram cumpridos cinco mandados de prisão em Guaratuba, no litoral paranaense. Dos cinco, dois foram encontrados e presos. Os suspeitos respondem a processos por envolvimento com o tráfico de drogas e por homicídio.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira da semana passada, as polícias interceptaram três ônibus de viagem que saíram de Foz do Iguaçu (PR) com destino a cidades catarinenses. Havia suspeitas de que uma passageira entraria no Estado transportando drogas. A abordagem aconteceu na BR-101, em Joinville. Um cão farejador chegou a dar sinais de que a mala da mulher monitorada pela PM pudesse estar com drogas, mas nada foi encontrado.

No primeiro final de semana de setembro, a denúncia de uma mãe mobilizou as polícias contra o consumo de drogas sintéticas em festas raves. Os policiais abordaram três ônibus de excursão e dois carros. Uma das abordagens aconteceu em Garuva, no Norte de Santa Catarina. Com 16 jovens, a PM apreendeu LSD, ecstasy, maconha e sementes de uma planta alucinógena.

Em agosto, suspeitos de envolvimento com o tráfico também foram abordados pelos policiais que participam da operação conjunta. Na ocasião, foi apreendida uma quantidade de pasta base de cocaína.

Continua depois da publicidade

Esta parceria entre as polícias não é de hoje. No final do ano passado, os policiais prenderam um traficante em Itapoá.

De acordo com o capitão da PM de Paranaguá (PR), Cesar Kamkawa, a troca de informação e de apoio é um esforço para combater a criminalidade que migra de um Estado para o outro.

– Essas pessoas envolvidas com o crime buscam refúgio no Estado vizinho na esperança de que as leis não as alcance – explicou.

Continua depois da publicidade