A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú prendeu três homens suspeitos de aplicar golpes envolvendo locações falsas de imóveis. Dois dos estelionatários, um de 28 e outro de 27 anos, foram capturados segunda-feira em Balneário Camboriú. O terceiro homem já havia sido preso no dia 20 em Ituporanga. Outras duas mulheres residentes no Rio de Janeiro estão foragidas.

Continua depois da publicidade

::: Balneário Camboriú registra três golpes de falso aluguel em um dia

As investigações começaram no início de 2013 quando a DIC identificou uma quadrilha que anunciava e locava imóveis fictícios e até mesmo apartamentos já ocupados. Os anúncios eram feitos na internet, onde eram divulgadas imagens dos imóveis e informações de imobiliárias com número de registros inexistentes. O trio foi encaminhado ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.

A comercialização fraudulenta era feita por meio de telefones celulares e de anúncios em sites. Os falsos corretores pediam 50% do valor da locação, que eram depositados pelas vítimas em contas bancárias. Com os mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, os agentes apreenderam na residência dos estelionatários documentos e computadores que continham indícios do golpe.

– É importante que as pessoas comprovem se os anunciantes realmente são corretores de imóveis ou vinculados a imobiliárias, e se possuem o registro junto ao Creci – disse o delegado Osnei Valdir de Oliveira.

Continua depois da publicidade

Pelo menos três golpes foram registrados dia 26 de dezembro na delegacia da comarca em Balneário Camboriú. As ocorrências registradas foram de visitantes de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A polícia explica que a maneira de agir dos golpistas é parecida: quando o cliente descobre, o estelionatário já não atende mais o telefone.