A Polícia Civil de Navegantes deflagrou no fim da semana a segunda fase de prisões e apreensões contra uma quadrilha que invadia e vendia terrenos irregulares na cidade. Na ocasião foram presas 11 pessoas. De acordo com a polícia, as invasões ocorriam numa associação de moradores, no bairro São Paulo.
Continua depois da publicidade
Polícia prende quadrilha que vendia terrenos irregulares em Navegantes
Segundo os policiais, há alguns anos, um movimento invadiu terras municipais em um bairro de Navegantes, onde fundou uma associação chamada de “Nova Canaã”. Porém, percebendo o lucro que poderia ser gerado nessa invasão, membros de uma facção criminosa tomaram posse da associação, expulsaram os fundadores e aumentaram a área invadida, com o intuito de vender os terrenos.
Os criminosos passaram a cobrar aluguel de terrenos antes invadidos e vendiam os novos lotes por cerca de R$ 15 mil cada – conforme a polícia, isso gerava grandes ganhos para a facção. Ainda, de acordo com a investigação, quem não pagava, era ameaçado de morte, expulso do imóvel e, em alguns casos, assassinado. Atualmente, 600 famílias moram no local.
Continua depois da publicidade
Além disso, os criminosos estipularam que materiais de construção, madeiras e equipamentos só poderiam ser adquiridos de uma agropecuária específica, onde um dos funcionários era companheiro da líder da quadrilha. As investigações apontaram também a cumplicidade dos proprietários, que lucravam com as ameaças.
O inquérito
Os policiais civis deflagram na quinta-feira a segunda fase das prisões e buscas aos suspeitos, que foram presos temporariamente. Também foram apreendidos vários documentos que comprovariam a venda e a invasão dos terrenos.
Além dos depoimentos e de um inquérito com mais de duas mil páginas, o delegado responsável pelo caso já representou pela prisão preventiva dos detidos, além do cumprimento de mais mandados. Os onze presos foram encaminhados ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade