Barricadas erguidas por traficantes nas ruas em volta do condomínio Chico Mendes, prédio conhecido como Carandiru, no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, foram derrubadas na tarde desta quarta-feira (10). Cerca de 30 agentes da Polícia Militar estiveram no local. Um dos obstáculos foi feito de concreto, e por isso uma retroescavadeira do Deinfra precisou ir ao local para destruir a estrutura. Outras três barricadas foram feitas com sofás e eletrodomésticos.

Continua depois da publicidade

A ação contou com agentes do 22º Batalhão, Choque, Bope, Tático e Rocam. Durante a ação, alguns suspeitos foram abordados e um adolescente foi apreendido com mandado em aberto por tráfico de drogas.

— Essas barricadas evitam que as viaturas adentrem e façam o patrulhamento na comunidade, mas também evitam que ambulância e carros dos bombeiros consigam prestar socorro. É ilegal essas barricadas e nós estamos cumprindo a lei — destacou o coronel Renato Cruz Júnior, comandante 1ª região da Polícia Militar.

Houve protestos por parte de alguns moradores, que disseram se sentir protegidos pelas barricadas. A defesa da comunidade é que a estrutura evitava um possível ataque de alguma facção rival. A Polícia Militar descarta essa versão e afirma que o confrontos na verdade acontecem na divisa com a Novo Horizonte.

Barricadas montadas pelo tráfico prejudicam comunidade do Monte Cristo, em Florianópolis