A Polícia Militar (PM) confirmou que dois incêndios ocorridos em Santa Catarina desde segunda-feira, dia 20, tratam-se de atentados: o ônibus queimado em São José, na Grande Florianópolis, e uma moto em Gaspar, no Vale do Itajaí. A informação foi dada nesta quinta-feira pela tenente-coronel do centro de comunicação da PM Claudete Lehmkuhl. O incêndio do ônibus de transporte coletivo registrado na noite da quarta-feira, dia 22, em Criciúma, no Sul de SC, está sendo investigado.

Continua depois da publicidade

Em São José, um ônibus de transporte coletivo foi incendiado na manhã da segunda-feira, dia 20. Durante o ataque os criminosos entregaram para o motorista do veículo um cd explicando os motivos do incêndio. Informações são de que o ato teria sido realizado em represália aos maus-tratos sofridos pelos familiares que visitam os presos no Complexo de São Pedro de Alcântara.

Na manhã desta quinta o Governo anunciou a troca na direção da Penitenciária de São Pedro de Alcântara. A justificativa é a necessidade de movimento administrativo e operacional.

>> Vídeo: leitora registra ônibus queimando em São José

Continua depois da publicidade

>> Galeria de fotos: Tiros contra Câmara de Vereadores de Itajaí

>> Galeria de fotos: Ônibus incendiado em Criciúma

O outro atentado confirmado foi em Gaspar. Um homem de 32 anos assumiu que colocou fogo numa moto em troca de crack. O incêndio foi por volta das 20h da quarta-feira, dia 22. Claudete disse ainda que outros casos estão sendo analisados pela Agência de Inteligência da PM e investigados pela Polícia Civil.

– Foram registrados ocorrências em Criciúma, Itajaí e São José, mas ainda não sabemos se os casos são de vandalismo ou atentado – disse Claudete.

Estão sendo investigados o incêndio numa caminhonete S10 ocorrido por volta das 2h30min da quarta-feira, dia 22, no Morro do Avaí, em São José e o disparos de arma de fogo efetuados contra a Câmara de Vereadores de Itajaí, Litoral Norte de SC.

Continua depois da publicidade

Em todas as ocorrências ninguém ficou ferido.

Segundo a tenente-coronel Claudete, desde o registro dos incêndios a Polícia Militar de SC intensificando as ações de policiamento com barreiras e operações policiais em todas as cidades do Estado.