A Secretaria da Justiça e Cidadania anunciou nesta quinta-feira a mudança da direção da Penitenciária de São Pedro de Alcântara.
Continua depois da publicidade
A medida consta em uma nota divulgada no fim da manhã pelo governo do Estado. A justificativa é a necessidade de movimento administrativo e operacional neste momento.
A Penitenciária passará a ser comandada pelo agente penitenciária Edemir Alexandre Camargo Neto.
Ele entra no lugar do então diretor, o agente Renato Fernandes Silva, que estava no cargo desde novembro do ano passado – Silva substituiu o ex-diretor Carlos Alves em meio a primeira onda de atentados no Estado.
Continua depois da publicidade
A mudança é a terceira promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania na Penitenciária desde segunda-feira, quando dois gerentes (laboral e operacional) foram exonerados por ineficiência e incapacidade técnica.
As exonerações haviam sido sugeridas pelo Ministério Público e a Justiça. Nesta quinta-feira, deputados farão vistoria na Penitenciária.
Confira a nota do governo do Estado:
A Secretaria de Justiça e Cidadania informa que, a partir de hoje, dia 23, serão adotados novos procedimentos no sistema prisional catarinense a fim de garantir a segurança dos internos, dos agentes penitenciários e da população catarinense. As medidas decorrem de providências que já estavam no planejamento estratégico da SJC, instalada desde 2011.
Continua depois da publicidade
1 – Nesta quinta-feira, dia 23, começa a ser instalada uma central de videomonitoramento na nova sede do Departamento de Administração Prisional (Deap), em Palhoça. Essa central fará o monitoramento de todas as unidades prisionais do Estado a começar pela Penitenciária de São Pedro de Alcântara.
2 – O agente penitenciário Edemir Alexandre Camargo Neto assumirá a direção da Penitenciária de São Pedro de Alcântara. A secretaria de Justiça e Cidadania considera que o atual diretor fez um excelente trabalho de transição, entretanto, nesse momento, faz-se necessário um movimento administrativo e operacional.
3 – Também foi autorizada a contratação de 64 ACTs (Admitido em Caráter Temporário) para atuar em São Pedro de Alcântara. O grupo vai passar por uma capacitação para auxiliar nas rotinas prisionais. A medida é provisória até a efetivação do concurso público, já autorizado, para a contratação de novos agentes.
Continua depois da publicidade
4 – Todos os processos de revistas no sistema prisional serão modificados com a adoção de novos procedimentos. O objetivo é promover uma readequação da arquitetura prisional com vistas a melhorar o acesso e a revista de familiares de internos. Essa medida já estava prevista desde 2011.