Pelo menos 20 casas foram completamente destruídas pelos ventos fortes que atingiram Porto União, no Planalto Norte, na noite de domingo. Artur Leonor Rebein, de 54 anos, morreu quando a casa em que morava desabou. Em uma extensão de dez quilômetros, muitas casas foram completamente destruídas ou destelhadas e árvores arrancadas. As áreas mais atingidas foram Antônio Cândido, Santa Galícia e Santa Maria, distantes cerca de 20 quilômetros do Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Leia mais informações de Joinville e região no AN.com.br
O prefeito da cidade, Anízio de Souza, deve decretar situação de emergência na tarde desta segunda-feira. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Defesa Civil e bombeiros estão no local para fazer um levantamento dos estragos. O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, está visitando as regiões afetadas para acompanhar o levantamento dos prejuízos e as ações de socorro e atendimento às famílias afetadas.
Segundo o gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, ainda não se pode afirmar se foi um tornado ou uma microexplosão que atingiu os municípios. “Para a classificação de danos é necessário um laudo de meteorologista, com a interpretação do padrão do ocorrido. Estamos trabalhando juntamente com Epagri/Ciram, analisando as imagens dos locais e as imagens do radar de Lontras”, disse o gerente. Frederico relatou ainda que os vendavais e as chuvas estiveram associados a passagem de uma frente fria por Santa Catarina.
Continua depois da publicidade