Vladimir Putin prestou nesta segunda-feira juramento sobre a Constituição, tornando-se novamente presidente da Rússia, apenas quatro anos depois de abandonar o cargo, embora tenha continuado no poder nesse período como primeiro-ministro. É o terceiro mandato do homem que decide os rumos da política russa desde 2000.
Continua depois da publicidade
– Juro como presidente da Federação da Rússia respeitar os direitos e as liberdades do povo e do cidadão – declarou Putin em uma cerimônia no Kremlin.
O homem forte da Rússia foi eleito com 64% dos votos, em março, para um mandato de seis anos. Havia deixado a presidência em 2008 para ocupar o cargo de primeiro-ministro, já que, conforme a Constituição, não poderia exercer um terceiro mandato consecutivo.
A volta de Putin ao Kremlin ocorre em meio a tensões com a oposição. Na véspera, agentes antidistúrbios detiveram mais de 400 manifestantes, entre os quais o blogueiro anticorrupção Alexei Navalny, o liberal Boris Nemtsov e o líder da Frente de Esquerda Serguei Udaltsov, indicou a polícia.
Continua depois da publicidade