Apresentado ao ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, o pedido para privatizar o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, será levado à presidente Dilma Rousseff. Caso seja aceito, o leilão só ocorrerá em 2016. A proposta de repassar a administração do aeroporto para iniciativa privada foi entregue ao ministro nesta segunda-feira, em Brasília, pelo governador Raimundo Colombo e pelo prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior. Os senadores Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner também participaram da reunião.

Continua depois da publicidade

::: Governador e prefeito buscam em Brasília a privatização do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis

::: Obras de ampliação do Aeroporto Hercílio Luz continuam paradas

A sugestão foi bem recebida por Eliseu Padilha, que tratará com a presidente a possibilidade de incluir o terminal catarinense na próxima rodada de concessões, ainda sem data para ser lançada.

Continua depois da publicidade

– É um dos aeroportos de maior movimentação de voos charter do Brasil, portanto, não se pode perder um mercado deste porte, altamente rentável – avaliou o ministro.

A reunião também abordou os constantes problemas na obra do terminal de passageiros do Hercílio Luz. A União rompeu o contrato com a empresa Espaço Aberto, responsável pelo empreendimento que só foi 7% concluído, e conversa com a segunda colocada na licitação a retomada dos trabalhos.

O consórcio formado pelas empresas Isolux, SA Paulista e Córsan-Corviam negocia os valores e condições para retomar a obra, que deveria custar R$ 188 milhões. Os governos federal e estadual têm pressa para ver as máquinas voltarem a trabalhar.

Continua depois da publicidade

– Somos vítimas de uma empresa que não honrou um contrato – destacou o governador.

Com obras pendentes, a SAC assegurou que a retomada da construção do terminal de passageiros não inviabilizará uma possível concessão do aeroporto. Se for necessário, o vencedor do leilão terá de concluir as melhorias em andamento.

– A concessão não impede que se reinicie a obra, as duas coisas podem andar de mãos dadas – disse o ministro.

Mais reuniões

O governador de SC e o prefeito de Florianópolis continuam em Brasília nesta terça-feira, onde participam de outras reuniões na Esplanada dos Ministérios.

Continua depois da publicidade

A partir das 9h, Colombo tem uma conversa marcada com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, em que o enfoque deverá ser político. Depois ele buscará recursos para a Defesa Civil em audiências nos ministérios da Integração Nacional e do Planejamento. Por fim, discutirá temas como a situação dos aeroportos regionais no Ministério das Cidades.

Já Souza Júnior tem reunião no Ministério do Turismo, em que vai pedir agilidade na liberação da contrapartida para execução das obras de duplicação da rodovia SC-403, principal ligação aos bairros Ingleses e Santinho, no Norte da Ilha.