Seguem paradas no início de 2015 as obras do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Em processo de construção de um novo terminal de passageiros, além da ampliação da sua capacidade de receber vôos, desde 2012, as obras continuam sem um prazo para acabar, nas duas frentes de trabalho.
Continua depois da publicidade
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), órgão federal responsável pelos contratos, tenta romper o contrato para a construção do novo terminal desde maio do ano passado. O consórcio responsável pela obra, liderado pela empresa Espaço Aberto, apresentou uma defesa administrativa, que foi analisada pela área técnica e encaminhada ao órgão jurídico da Infraero, que está fazendo suas considerações sobre a rescisão contratural. O prazo para a conclusão é a primeira quinzena de janeiro.
Na outra ponta, a segunda colocada da licitação – consórcio formado pelas empresas Paulista de Construção e Comércio, Isolux Projetos e Instalações e Corsán-Corviam Construcción, demonstrou interesse em assumir os trabalhos e apresentou uma proposta que foi analisada pela Infraero, informou a assessoria, mas acabou devolvida para que seja reavaliada. As duas partes tentam chegar a um termo comum em valores para que sejam retomadas as obras.
Continua depois da publicidade

Foto: Assessoria de imprensa Infraero / Divulgação
Em agosto do ano passado, a direção nacional da Infraero decidiu suspender as obras de construção da pista, da área de taxiamento e dos acessos pavimentados do novo terminal. A execução da obra está sob responsabilidade do consórcio Aeroportos Brasil. A suspensão era válida por 120 dias, sob a justificativa da necessidade de “rever o planejamento e o cronograma das obras”.
Passados cinco meses – o prazo para a retomada era quatro -, a obra continua parada sob a mesma alegação. O novo cronograma dos serviços referentes à obra sob responsabilidade dos consórcio Aeroportos Brasil ainda está em análise, disse a assessoria da Infraero.