Com o resultado do Ideb divulgado às vésperas do período de matrículas, a direção da Escola Municipal Pastor Hans Müller tem recebido telefonemas de famílias que moram em cidades e Estados que ficam a quilômetros de distância do bairro Glória, onde a escola está situada.
Continua depois da publicidade
São pessoas que estão concluindo planos de mudar para Joinville e utilizam como critério para escolher o novo endereço a proximidade com a escola que ficou com o primeiro lugar entre as melhores notas de 9º ano de Santa Catarina, e o terceiro em todo o Brasil: 7,2.
As ligações somam-se às que moradores de outros bairros de Joinville fazem todos os anos em busca de uma vaga, mesmo que estejam fora do sistema de zoneamento. Na avaliação das séries iniciais, a nota foi a quinta melhor de Santa Catarina, com média de 7,9.
O que as escolas de Joinville fazem de diferente para se destacar no Ideb
Continua depois da publicidade
Adolpho Bartsch cria apostila e firma parcerias para se desenvolver
– Acredito que isso aconteça também por causa da tradição da escola, que é bem reconhecida, mas estes resultados aumentaram a procura – informa a diretora da escola, Silvana Maria da Silva Ravache.
Inaugurada há 40 anos, a Pastor Hans Müller viu passar por suas salas de aula até três gerações de estudantes. Não é raro que ex-alunos agora estejam levando seus netos, e os formandos do 9º ano saiam da escola sabendo que, um dia, poderão voltar com seus filhos.
Confira as últimas notícias de Joinville e região
No dia a dia, as famílias estão sempre presentes, tanto em eventos escolares como na parceria para inovações na estrutura da instituição de ensino, em pequenas reformas e cuidados com o jardim.
Continua depois da publicidade
Assim, cria-se um sentimento de “pertencimento” àquele prédio e ao que ele significa, que também pode ser encontrado nas outras escolas de destaque listadas nesta matéria. Esta cumplicidade entre famílias, professores e alunos torna-se um dos elementos que geram resultados como a nota no Ideb.
– Os alunos têm orgulho de estarem em uma das melhores escolas do País, de contar isso para os outros, e os mais novos querem garantir que a média só aumente – afirma a diretora.