Já estão disponíveis os passaportes para a edição 2012 do Fronteiras do Pensamento. Os palestrantes desta edição foram divulgados nesta terça-feira – um elenco de convidados que promete para este ano um perfil menos teórico e mais pragmático.
Continua depois da publicidade
Nomes como o economista Amartya Sen e os urbanistas Cameron Sinclair e Enrique Peñalosa, confirmados para esta edição, são reconhecidos internacionalmente por trabalhos que buscam pensar comunidades no sentido prático. Sen, que abre o ciclo no dia 25 de abril, discute conceitos filosóficos e econômicos aplicáveis a sociedades existentes, e não ideais. Peñalosa foi um dos gestores responsáveis pela recuperação urbana de Bogotá, na Colômbia, e Sinclair lidera uma organização que reconstrói comunidades atingidas por tragédias naturais e pelas guerras.
– São representantes de uma concepção de cidade que congrega pessoas, independentemente de sua posição social, como um local para misturar diferentes estratos da população. Pensam melhorias integradas à realidade de cada comunidade. Nesse sentido o Fronteiras continua um debate que já estava na última Bienal do Mercosul, o da “Cidade Invisível”, a cidade que está ali mas não é vista – diz o curador cultural do projeto, Donaldo Schüler.
A lista conta também com dois agraciados pelo Prêmio Nobel: o político e diplomata egípcio Mohamed El Baradei (Nobel da Paz em 2005) e o economista indiano Amartya Sen (Nobel de Economia em 1998).
O convidado mais conhecido do evento é o escritor moçambicano Mia Couto, cuja palestra, em 12 de novembro, encerra o ciclo. Couto, que já esteve na Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo, em 2007, mescla em seu trabalho uma prosa poética assumidamente tributária do também moçambicano Luandino Vieira e do brasileiro Guimarães Rosa com a cultura africana. Nesse sentido, também comunga do pragmatismo que é uma das linhas centrais deste Fronteiras.
Continua depois da publicidade
– Mia Couto diz que a visão europeia da África acentua o mistério e a barbárie do continente. Ele procura construir em suas obras uma identidade moçambicana que parta da realidade local – diz Schüller.
Conheça os nove palestrantes já anunciados da edição 2012 do Fronteiras do Pensamento
Como assistir: O passaporte com ingressos para todas as conferências custa R$ 820 (parcelado em até 5x nos cartões de crédito sem juros). Ex-alunos de edições anteriores do Fronteiras e médicos cooperados da Unimed Porto Alegre têm 20% de desconto.
Onde comprar: No portal de internet www.fronteiras.com e nos pontos de venda Livraria Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165); StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698) e Bamboletras (Rua Gal. Lima e Silva, 776).
Conferência de abertura: Do Nobel em Economia Amartya Sen, no dia 25 de abril, às 19h30min, no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110. Porto Alegre)
Continua depois da publicidade
Demais conferências:
28 de maio – Vandana Shiva
4 de junho – Cameron Sinclair
18 de junho – Enrique Peñalosa
20 de agosto – Simon Blackburn
27 de agosto – Michael Shermer
17 de setembro – Susan Greenfield
31 de outubro – Mohamed El Baradei
12 de novembro – Mia Couto
Ao final do curso, os alunos com no mínimo 75% de presença recebem certificado de participação de 20h em curso de extensão chancelado pela UFRGS. Mais informações no portal www.fronteiras.com ou pelo telefone (51) 3019-2326.