Foram anunciadas as conferências confirmadas para a edição 2012 do Fronteiras do Pensamento, completas com o anúncio, no último dia 10, do filósofo e linguista búlgaro Tzevtan Todorov. A relação passeia por diversas áreas do conhecimento – arquitetura, urbanismo, economia, filosofia, literatura – com um viés social acentuado, algo expresso já no nome que abre o ciclo, Amartya Sen, um intelectual que pensa o bem-estar da população como princípio econômico de uma sociedade.
Continua depois da publicidade
Os demais palestrantes incluem um filósofo que discute os postulados da ética, urbanistas que pensam comunidades, uma militante ecofeminista, uma cientista que pesquisa doenças degenerativas, um intelectual defensor da ciência cética e um Prêmio Nobel da Paz.
O Fronteiras do Pensamento tem apresentação da Braskem, patrocínio de Unimed Porto Alegre, Natura, Gerdau e Grupo RBS, parceria acadêmica da UFRGS e parceria cultural de Unisinos e Prefeitura de Porto Alegre. O ciclo também tem um módulo educacional patrocinado pela Petrobras.
Amartya Sen | 25 de Abril

Economista indiano, Nobel de Economia em 1998, é um dos maiores estudiosos contemporâneos sobre as relações entre miséria, liberdade política e desenvolvimento. Já teve publicados no Brasil Sobre Ética e Economia (1999), Desenvolvimento como Liberdade (2000) e A Ideia de Justiça (2011), todos pela editora Companhia das Letras.
Continua depois da publicidade
Vandana Shiva | 28 de Maio

Física de formação, PhD em Filosofia e militante ambientalista, seus trabalhos denunciam a biopirataria das grandes corporações e a propriedade espúria de recursos naturais. Dela, já saíram no Brasil Biopirataria (2001, Vozes) e Guerras por Água (2006, Radical Livros).
Cameron Sinclair | 4 de Junho

Arquiteto inglês, cofundador da organização Architecture for Humanity, instituição que reconstrói hospitais, escolas e residências em zonas de crise ao redor do mundo. O grupo também se dedica a planos de reestruturação de comunidades afetadas por conflitos e desastres naturais.
Enrique Peñalosa | 18 de Junho

Economista e urbanista colombiano, Peñalosa é um militante pela adoção de políticas de transporte sustentáveis nas grandes metrópoles. Foi prefeito de Bogotá entre 1998 e 2001, onde implantou, entre outras iniciativas, um distrito de parques com uma rede municipal de ciclovias, um distrito de bibliotecas e uma rede de novas vias de transporte.
Simon Blackburn | 20 de Agosto

Filósofo e professor inglês, docente aposentado da Universidade de Cambridge, Simon Blackburn é um batalhador pela popularização da filosofia. É autor de mais de uma dezena de livros, entre os quais, aqui no Brasil, já foram publicados A República de Platão (2008) e Dicionário Oxford de Filosofia (2008), pela Jorge Zahar, e Luxúria (2005), pela ARX.
Continua depois da publicidade
Michael Shermer | 27 de Agosto

Escritor, divulgador científico e historiador da ciência, é articulista da revista Scientific American e fundador da Sociedade dos Céticos. É um defensor dos métodos científicos e das provas concretas contra explicações paranormais ou sobrenaturais, método que aplica em seu best-seller Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas (JSN, 2011).


Escritora, pesquisadora especialista na fisiologia do cérebro e baronesa com assento na Câmara dos Lordes, na Inglaterra, é uma investigadora das causas de doenças neurais degenerativas como Parkinson e Alzheimer. Seu trabalho usa ferramentas multidisciplinares para estimular conexões alternativas em regiões do cérebro atacadas por ambas as doenças.
Mohamed El Baradei | 31 de Outubro

Diplomata e professor egípcio, recebeu em 2005 o Prêmio Nobel da Paz. Foi diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica de 1997 a 2009, com um mandato pautado pelo desarmamento e interrupção da corrida armamentista nuclear no planeta. Dele, a Leya Brasil publicou A Era da Ilusão (2011).
Mia Couto | 12 de novembro

Contista e romancista moçambicano, um dos mais inventivos autores contemporâneos de língua portuguesa. Constrói seus livros misturando um idioma português iluminado pela poesia com expressões da cultura moçambicana. Seus livros mais conhecidos no Brasil são Terra Sonâmbula, O Outro Pé da Sereia e Venenos de Deus, Remédios do Diabo.
Continua depois da publicidade
Programe-se
Como assistir: O passaporte com ingressos para todas as conferências custa R$ 820 (parcelado em até 5x nos cartões de crédito sem juros). Ex-alunos de edições anteriores do Fronteiras e médicos cooperados da Unimed Porto Alegre têm 20% de desconto.
Onde comprar: No portal de internet www.fronteiras.com e nos pontos de venda Livraria Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165); StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698) e Bamboletras (Rua Gal. Lima e Silva, 776).
Conferência de abertura: Do Nobel em Economia Amartya Sen, no dia 25 de abril, às 19h30min, no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110. Porto Alegre)
Demais conferências:
28 de maio – Vandana Shiva
4 de junho – Cameron Sinclair
18 de junho – Enrique Peñalosa
20 de agosto – Simon Blackburn
27 de agosto – Michael Shermer
3 de setembro – Tzvetan Todorov
17 de setembro – Susan Greenfield
31 de outubro – Mohamed El Baradei
12 de novembro – Mia Couto
Ao final do curso, os alunos com no mínimo 75% de presença recebem certificado de participação de 20h em curso de extensão chancelado pela UFRGS. Mais informações no portal www.fronteiras.com ou pelo telefone (51) 3019-2326.
Continua depois da publicidade