Uma missa com quase três horas no fim da manhã desta terça-feira marcou o auge das comemorações dos 350 anos da Paróquia Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul. A paróquia é a mais antiga de Santa Catarina é uma das cinco mais antigas do País.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
O governador Raimundo Colombo chegou no final, mas a tempo de deixar uma mensagem aos fiéis que lotaram a igreja. Durante a cerimônia foram feitas várias homenagens a paróquia.
Um dos momentos mais importantes foi a cápsula do tempo, montada com mensagens de 350 pessoas e representantes de empresas, órgãos públicos e entidades da cidade. A cápsula deve ser aberta em 2065, quando a paróquia completar 400 anos.
Continua depois da publicidade
A padroeira Nossa Senhora da Graça ganhou um novo manto, feito em azul e dourado, é uma coroa. O manto foi produzido pelo estilista Eluiz Gonçalves. Outro momento importante foi a apresentação de uma música que foi composta pelo padre Ney Brasil, que já havia feito a música dos 300 anos da paróquia.
O bispo dom Irineu Roque Scherer inaugurou uma placa alusiva aos 350 anos da igreja. O governador Raimundo Colombo lembrou da fé de sua família.
– Eu sou uma pessoa de muita fé. A mensagem de São Francisco é um exemplo de vida. O papa Francisco tem mostrado isso a nós todos os dias. Esses 350 anos da paróquia Nossa Senhora da Graça são uma demonstração de união das pessoas, de celebração do bem. Que Deus proteja a todos nós – disse.
Continua depois da publicidade
O prefeito Luiz Zera também lembrou a importância da santa para a cidade.
– Nossa senhora está nos orientando, nos fortalecendo, e dizendo que haja o que houver estará sempre aqui conosco. São Francisco do Sul depende de nós. Mas ela, Nossa Senhora da Graça, estará sempre aqui pela fé do nosso povo – enfatizou.
A procissão que seria realizada de manhã foi cancelada por causa da chuva, mas a que acontece durante a tarde foi mantida. A cerimônia da tarde também depende do tempo. O papa Francisco enviou uma mensagem aos fiéis de São Francisco do Sul, desejando “benção apostólica” e invocando a intercessão de Maria.