Depois de um histórico conturbado, o drama de Vitória está perto de chegar ao fim. Com menos de dois meses de vida, o bebê já passou por um sequestro, um resgate em São Paulo e a retirada dos cuidados dos pais após ser encontrada com eles dormindo ao relento em Canasvieiras, em Florianópolis. Em poucos dias, ela deve ter ser encaminhada para casa dos avós, em Caxias do Sul (RS).
Continua depois da publicidade
O Conselho Tutelar da Capital recebeu um parecer favorável do Conselho de Caxias no fim da tarde desta segunda-feira. No relatório, o órgão avaliou que o avô paterno, Lourival Gonçalves, de 58 anos, está apto para cuidar de Vitória.
O documento deve ser entregue em mãos para a juíza da Infância e Juventude da Capital, Brigitte Remor de Souza May, no início da tarde desta terça-feira. Se for aprovado, os avós terão a guarda temporária da criança. Eles podem entrar com um processo de destituição do poder de paternidade para ter a guarda definitiva.
– Há 99% de chance da juíza deferir o documento. Até já pedi para a assistente social comprar a passagem para levarmos Vitória para os avós – afirmou a conselheira tutelar da região Norte, Olga Iung, que havia atendido a ocorrência na última quarta-feira, quando Vitória foi retirada dos pais.
Continua depois da publicidade
Conforme Iung, o avô já providenciou a documentação e passou pelas entrevistas com a assistente social e o Conselho. Lourival disse que o filho tem problemas com o vício do crack e suspeita que a mulher também seja usuária.
– A conselheira de Caxias disse que eles estão com o quartinho de Vitória montado. Eles já receberam a notícia e estão ansiosos esperando pela neta.
Trajetória da pequena
Vitória foi sequestrada em10 de fevereiro por uma jovem de 19 anos em Florianópolis e encontrada cinco dias depois em São Paulo. Ela foi devolvida aos pais, o casal de Caxias do Sul, Adriana da Silva, de 26 anos, e Cristiano Gonçalves, de 32 – na época abrigados na casa de Lucilene Costa Varela, no bairro Saco dos Limões.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira, dia 29 de fevereiro, Vitória foi encontrada dormindo ao relento com os pais próximo ao posto da Polícia Militar de Canasvieiras, no Norte da Ilha. Flagrado pelos policiais, o casal teve Vitória retirada de seus cuidados. Ela foi encaminhada para um abrigo da Prefeitura.