Quatro cancelamentos e cinco atrasos foram o resultado da paralisação nacional dos trabalhadores do setor aéreo, no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis. A manifestação ocorreu das 6h às 7h desta quinta-feira e também atingiu outros aeroportos do país. Em Santa Catarina, o aeroporto de Navegantes também apresentou atrasos.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
::: Greve dos aeronautas atrasa voos em Navegantes
::: Pedido de privatização de aeroporto na Capital será levado à presidente
Continua depois da publicidade
Dos quatro voos cancelados no aeroporto Hercílio Luz, dois chegariam de São Paulo e Guarulhos e dois partiriam para São Paulo e Guarulhos. Ao longo da manhã a situação foi se normalizando e por volta das 10h30 todos os voos estavam no horário programado.
O ato foi organizado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (pilotos, copilotos e comissários de bordo) e pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários (outros funcionários de companhias aéreas). Segundo nota divulgada pelo Sindicato dos Aeronautas, a categoria reivindica melhores condições de trabalho e reajuste salarial.
A manifestação atingiu especialmente os aeroportos do Galeão e Santos Dumond, no Rio de Janeiro, e de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo – de onde parte a maioria dos voos domésticos. Por isto a paralisação provocou reação em cadeia, que pode se estender durante todo o dia em todo o país.
Continua depois da publicidade
Novas manifestações estão previstas diariamente, sempre das 6h às 7h, até que as reinvindicações sejam atendidas.
Direitos do passageiro
A assessoria de imprensa do Aeroporto Hercílio Luz recomenda que aqueles que tem voos programados para a manhã desta sexta-feira cheguem com antecedência e se informem de seus direitos em caso de atraso ou cancelamento, no balcão de informações.
Segundo o site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia aérea deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, internet e outros) para atrasos superiores a uma hora, alimentação para atrasos superiores a duas horas e acomodação em local adequado, traslado e serviço de hospedagem para atrasos superiores a quatro horas.
Continua depois da publicidade