Parte de uma campanha para tentar tirar a liderança do WhatsApp no Brasil, o Viber, aplicativo de ligação e mensagens de texto, anunciou nesta terça-feira que irá oferecer ligações gratuitas para telefones fixos de todo o país de forma ilimitada pelo Viber Out, serviço de chamadas de voz. A oferta é exclusiva para o Brasil, segundo informou o diretor do escritório brasileiro da empresa, Luiz Felipe Barros, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo.
Continua depois da publicidade
A gratuidade das ligações será mantida por duas semanas. Depois disso, os usuários podem renová-la semanalmente desde que o volume de mensagens de texto trocadas na plataforma cresça 25% por semana.
Leia também:
- Criadores do WhatsApp são os mais novos bilionários da tecnologia
- Zuckerberg divulga projeto para democratizar uso da internet
- Compra do WhatsApp pelo Facebook inspira piadas na internet
O lançamento da campanha do Viber vem uma semana depois do WhatsApp ganhar as manchetes do mundo tecnológico – na quarta-feira passada, o Facebook anunciou a compra do app de mensagens por US$ 19 bilhões – e um dia após o aplicativo anunciar que passará a oferecer chamadas de voz.
Continua depois da publicidade
Barros disse que a promoção já vinha sendo planejada há algum tempo, mas teve o lançamento adiantado por causa do impacto que a compra do WhatsApp teve no mercado de apps, “aumentando o número de downloads de outros serviços em meio a preocupações dos usuários com a privacidade dos seus dados e uma eventual adoção de anúncios pelo serviço”.
O Viber, que foi comprado recentemente pela japonesa Rakuten por US$ 900 milhões, conta com 400 milhões de usuários no mundo, sendo que 11 milhões estão no Brasil. O WhatsApp possui 450 milhões de usuários.