Após a interdição nesta terça-feira de 19 salas de cinema nos três maiores shoppings de Florianópolis – Iguatemi, Beiramar e Floripa -, as empresas Cinemark, Cinesystem e Cinespaço devem buscar por conta própria fotos de crianças e adolescentes desaparecidos, para exibir antes dos filmes, como determina a lei municipal nº 9028.
Continua depois da publicidade
Segundo o texto da legislação, os cinemas devem se articular com órgãos como varas da infância e da juventude, conselhos tutelares e ONGs para conseguir as imagens. Depois, devem editá-las em uma vinheta de no mínimo 30 segundos, com nome do desaparecido e telefone para comunicar seu paradeiro. Como nenhuma das três redes cumpriram a determinação, a prefeitura ordenou que as salas fossem lacradas por até 30 dias. Caso o prazo de um mês não seja cumprido e os cinemas continuem sem as vinhetas, os cinemas perdem seus alvarás de funcionamento.
– As empresas precisam simplesmente requisitar as fotos e fazer uma vinheta com elas, simples assim – afirma o secretário de Serviços Públicos de Florianópolis, Acácio Garibaldi Filho, responsável pela interdição.
Entretanto, o proprietário do Paradigma Cine Arte, Frederico Campos Didoné, afirma ter tido grande dificuldade de conseguir as fotos e produzir a vinheta:
Continua depois da publicidade
– É difícil, porque os órgãos competentes não ajudam em nada. Vara da Infância, Ministério Público, prefeitura, Polícia Militar, tentei todos, e nada. Consegui as imagens que precisava com uma ONG que ajuda na busca por pessoas desaparecidas.
O Paradigma foi um dos únicos cinemas, junto com a sala do CIC, que puderam seguir com a programação normal por atender às exigências da lei municipal após requisitá-las à ONG Desaparecidos do Brasil. O major Marcos Roberto Claudino, da Coordenadoria de Pessoas Desaparecidas da Polícia Militar, disse que nenhuma requisição dos cinemas de Florianópolis chegou à PM.
– Não faz sentido não ajudarmos na distribuição das fotos. Daríamos não só aos cinemas, mas também a qualquer pessoa interessada – explica.
Continua depois da publicidade
Para Claudino, a obrigatoriedade da vinheta foi amplamente divulgada, mas a medida foi ignorada pelas empresas.
Programação
As salas de cinema interditadas por fiscais da prefeitura nos três maiores shoppings de Florianópolis na terça-feira permanecem com as portas fechadas nesta quarta.
O Cinespaço (Shopping Beiramar) permanece fechado durante o dia, e os responsáveis pelo funcionamento do cinema estão correndo atrás de soluções, mas ainda não está sendo divulgada uma resposta à medida da prefeitura.
Continua depois da publicidade
O Cinesystem (Shopping Iguatemi) ainda não sabe informar quando as salas estarão adequadas para solicitar a reabertura.
O Cinemark (Floripa Shopping) disse que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para a regularização da situação.