Sem descansar desde que desembarcou às 16h desta segunda-feira na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, o papa Francisco chegou por volta das 18h ao segundo compromisso do dia: o encontro com autoridades. A visita ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude já teve momentos emocionantes e tumultuados.
Continua depois da publicidade
Em desfile de carro, com vidros abertos, centenas de pessoas romperam o cordão de isolamento e se aproximaram do veículo. Seguranças tentaram, sem sucesso, conter a multidão. Em outro momento, o comboio de carros entrou em um congestionamento na Avenida Presidente Vargas. Somente no desfile com o papamóvel a situação ficou mais tranquila. Descontraído, o Papa acenou para os fiéis e beijou três crianças que se aproximaram do veículo.
O papa Francisco chegou ao Palácio Guanabara, onde estava previsto o encontro com autoridades, no helicóptero das Forças Armadas Brasileira que pousou no campo de futebol do Fluminense, localizado ao lado do Palácio. Na sede do governo do Rio de Janeiro, a presidente Dilma Rousseff acompanhou o Pontífice até o palco. O Hino Nacional e do Vaticano foram tocados antes do pronunciamento da presidente. Após o discurso da Dilma Rousseff, o papa Francisco falou e foi bastante aplaudido pelas autoridades presentes.
Acompanhe ao vivo:
Continua depois da publicidade
>> Leia todas as notícias sobre a vinda do Papa
>> Acompanhe o trajeto que o Papa irá percorrer em sua passagem pelo Brasil