Depois de ser aclamado por milhares de fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, na manhã desta terça-feira, o papa Francisco recebeu o anel do Pescador e o pálio, símbolos do poder papal, e deu início à celebração da missa inaugural de seu pontificado.
Continua depois da publicidade
Milhares de pessoas, incluindo 31 chefes de Estado, acompanham a missa de inauguração do primeiro Papa latino-americano e jesuíta da história.
O cardeal protodiácono, o francês Jean-Louis Tauran, foi o responsável por colocar sobre os ombros do novo Papa o pálio (longa estola) de lã branco com cruzes vermelhas que pertenceu ao antecessor Bento XVI até sua renúncia no mês passado.
Continua depois da publicidade
Veja galeria de fotos da celebração
Em seguida, o decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, colocou o anel do Pescador no dedo anular da mão esquerda. Francisco, que em menos de uma semana conquistou os fiéis com sua simplicidade e espontaneidade, escolheu um anel de prata, e não de ouro.
Os dois símbolos estavam guardados junto ao túmulo de São Pedro, onde o Papa rezou antes da cerimônia pública de “início do ministério petrino de bispo de Roma”.
Acompanhe ao vivo a Missa de Entronização