Desde que foi escolhido Papa na semana passada, Francisco já demonstrou que gosta de quebrar protocolos e é avesso aos rituais com pompa. Não será diferente nesta terça-feira, na chamada missa de entronização ou de “inauguração do ministério petrino do bispo de Roma”. A cerimônia terá a participação de 31 chefes de Estado e 132 comitivas de países, entre eles as presidente Dilma Rousseff e Cristina Kirchner.

Continua depois da publicidade

A missa inaugural, no entanto, deverá ser mais curta e simples do que manda a tradição. A leitura do Evangelho deixará de ser em latim – que vinha sendo valorizada por Bento XVI.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, também já alertou jornalistas que o texto da homilia que será distribuído por escrito será apenas um guia, já que Francisco costuma improvisar nas falas.

Programação

Continua depois da publicidade

De um passeio pela Praça São Pedro no papamóvel até a missa de entronização, acompanhe os passos que devem marcar na terça-feira o início oficial do pontificado do Papa Francisco como sucessor de Bento XVI

– A Missa de Início do Ministério Petrino do Bispo de Roma – nome formal da missa de entronização, deve começar às 9h30min locais (5h30min de Brasília). Por volta das 8h50min locais (4h50min de Brasília), Francisco deixará a Casa de Santa Marta e dará uma volta pela multidão dentro de um jeep ou do papamóvel, saudando os presentes. Ele volta à sacristia por volta das 9h15min (5h15min de Brasília) para vestir-se e, então, dar início à cerimônia.

– Tendo entrado na basílica, o Papa se dirige ao confessionário, enquanto tocam trombetas de prata e soa o cântico “Tu es Petrus” (Tu és Pedro). O pontífice presta seus respeitos à tumba de São Pedro junto aos patriarcas e arcebispos maiores das igrejas orientais católicas. Perto da tumba, encontram-se o Anel do Pescador, o pálio e o Evangeliário.

Continua depois da publicidade

– Depois, o Papa inicia a procissão, invocando os Santos Pontífices romanos. A procissão, então, ingressa na Praça de São Pedro.

– Antes do início da missa, Francisco recebe o pálio, veste feita de lã de ovelha, do cardeal protodiácono, Jean-Louis Tauran. Posto sobre os ombros, o pálio é uma alusão ao Bom Pastor, que leva sobre as costas a ovelha perdida. O cardeal decano, Angelo Sodano, entrega ao papa o Anel do Pescador.

– O rito da obediência é cumprido por seis cardeais, dois de cada ordem, entre os primeiros presentes.Todos os cardeais já declararam obediência ao Papa ao final do conclave.

Continua depois da publicidade

– A missa celebrada é a da Solenidade de São José, e será feita com as leituras recomendadas – ou seja, as leituras não estão diretamente relacionadas com o ritual de inauguração do pontificado. O Evangelho será lido em grego, como é o costume em cerimônias de grande importância, para manifestar que a Igreja é composta das grandes tradições orientais e ocidentais.

– O Papa pronunciará a homilia em italiano e, como é de sua personalidade, provavelmente não seguirá um texto fielmente, improvisando por vezes.

– A celebração não deve durar mais de duas horas. Ao final dela, Francisco se despoja das vestes litúrgicas e se dirige ao altar central da Basílica de São Pedro, onde saudará os chefes das delegações oficiais de diferentes países, que passarão por ele. Depois disso, ele volta à Casa de Santa Marta para o almoço.

Continua depois da publicidade

Como acompanhar

– No Brasil, a missa será transmitida pela RBS TV e pelo canal pago Globonews a partir das 4h45min (de Brasília). A Bandnews transmite ao vivo a partir das 5h30min (de Brasília).

– É possível acompanhar a cerimônia ao vivo pela internet no canal do Vaticano no YouTube (http://www.youtube.com/user/vatican)