1 – Gean Loureiro anuncia medidas polêmicas para cortar custos do município
Continua depois da publicidade
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB), apresentou na manhã desta quarta-feira, em entrevista coletiva, um pacote com 40 medidas que visam a redução de custos. Entre as propostas, há itens polêmicos, como a revogação do plano de cargos e salários, aprovado na gestão anterior, e aumento na alíquota da previdência. O pacote será encaminhado já na tarde de quarta para a Câmara de Vereadores, que tem 24 horas para analisar e convocar uma sessão extraordinária com o objetivo de formar as comissões e estipular os prazos de cada projeto. O presidente da Câmara, o vereador Gui Pereira, aliado de Gean, informou durante a coletiva que pretende convocar a sessão ainda hoje. Falou também que a intenção é votar os 40 projetos ainda em janeiro.

2 – Copom corta Selic em 0,75 ponto percentual, para 13%
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) foi além da expectativa da maior parte dos analistas de mercado quanto ao ritmo do corte da taxa Selic. O colegiado informou no final da tarde desta quarta-feira a decisão de fazer uma redução de 0,75 ponto percentual no juro básico da economia, que agora cai para 13% ao ano. A decisão foi unânime. As apostas predominantes indicavam que o BC seria mais cauteloso e optaria por um corte de 0,50. Após quatro anos, o ciclo de afrouxamento monetário iniciou nas últimas reuniões do ano passado, com duas diminuições de 0,25 ponto percentual.
3 – MP se manifesta contra pedido de revogação da prisão do motorista de Camaro
Continua depois da publicidade
O promotor Andrey Cunha Amorim, titular da 37ª Promotoria de Justiça de Florianópolis, se manifestou nesta quarta-feira pelo indeferimento do pedido de revogação da prisão de Jeferson Bueno, motorista do Camaro que atropelou três pessoas no Réveillon dos Ingleses, deixando uma pessoa morta. A decisão é uma derrota para a defesa do condutor, que ainda espera que a Justiça revogue o pedido para que Jeferson se apresente à polícia.
4 – Chapecoense diz já ter pago indenização às famílias das vítimas da tragédia na Colômbia
A Chapecoense informou nesta quarta-feira que, junto com a CBF, pagou as indenizações às famílias dos funcionários mortos na tragédia na Colômbia. De acordo com o vice-presidente jurídico do clube, Luiz Antônio Pallaoro, o valor refere-se ao salário que cada uma das vítimas tinha registrado em sua carteira de trabalho, excluindo aquilo que recebia por uso de imagem, por exemplo. O acidente aéreo que vitimou jogadores, dirigentes e jornalistas completa dois meses em 28 de janeiro. O clube pagou o equivalente a 28 salários que cada funcionário recebia e a CBF mais 12 salários, disse o dirigente.
5 – Polícia interdita bares e restaurantes na praia da Joaquina, em Florianópolis
Dez bares e restaurante localizados na praia da Joaquina, em Florianópolis, foram fechados da noite de terça-feira pela Gerência de Jogos e Diversões Públicas da Polícia Civil. Os estabelecimentos apresentam irregularidades como a falta de alvarás e o uso indevido de som. A delegada Michele Alves Corrêa comandou a ação. Segundo ela, os estabelecimentos fechados eram alvo de muitas reclamações de moradores da região por perturbação sonora. Além disso, não tinham a documentação necessária para fazer uso de som. Neste caso, explica a delegada, é preciso de um alvará específico emitido por uma empresa de segurança certificada pelas polícias Civil e Federal.