Neymar foi caçado em campo durante a partida de estreia do Brasil na Copa do Mundo. O jogador recebeu 10 faltas ao longo do empate contra a Suíça. Teve o meião rasgado em um lance e chegou a mancar em outro momento da partida. Foi o maior número de faltas em um único jogador desde o inglês Alan Shearer, que recebeu 11 faltas contra a Tunísia, no Mundial da França, em 1998.

Continua depois da publicidade

A conta da excessiva carga em cima de Neymar chegou no treinamento desta terça-feira. O atacante saiu mancando e não participou do começo do coletivo em Sochi. Novamente o sinal de alerta apareceu e Tite agora terá mais uma dúvida para a partida contra a Costa Rica. Quem colocar no lugar o astro da Seleção?

O comandante do Brasil já testou um time sem Neymar duas vezes neste ano. Lesionado o camisa 10 não esteve na vitória por 3 a 0 diante da Rússia, em Moscou, e contra a Alemanha, partida que o Brasil venceu por 1 a 0. Em ambas, Douglas Costa jogou.

Contra os russos, o atacante da Juventus começou entre os titulares, mas foi substituído por Roberto Firmino no segundo tempo. Aproveitou a chance que teve, mas não transformou em gols. Já diante dos alemães, Douglas Costa começou no banco de reservas e entrou no decorrer da partida. Jogou bem, tanto que cravou a convocação entre os 23 que estão na Copa do Mundo.

Douglas Costa foi chamado em 24 jogos e tem três gols com a camisa da Seleção. O que pesa contra ele é a estatura (tem 1,70m o mais baixo entre os atacantes e meias). O ponto positivo é a sua habilidade com o pé esquerdo, a velocidade e o chute de fora da área.

Continua depois da publicidade

Uma outra possível alteração poderia ser a entrada de Taison. O desempenho do atacante tem agradado nos treinamentos, principalmente no quesito intensidade. O comandante da Seleção conhece o atleta desde o tempo de Internacional e já testou o jogador aberto pela esquerda, flutuando no meio ou às vezes como primeiro atacante.

Pelo lado direito é uma novidade que Tite vem testando em Sochi, na Rússia. No Shakhtar Donetsk, Taison já atuou no setor em algumas partidas e foi bem no olhar do treinador da Seleção. O treinador pode resolver apostar. Taison é habilidoso e tem um bom chute de fora da área, seria uma carta na manga em caso de desfalque.

O volante Fred, recém vendido ao Manchester United, é outro que agrada o treinador. Se Tite optar por alterar o esquema de jogo a entrada do jogador por acontecer.

Elogiado por diversos treinadores, o atleta figurou entre os convocados por Tite poucas vezes e desempenha a função de “área a área” atuando entre o setor defensivo e ofensivo. É uma característica que desperta bastante atenção no técnico do Brasil que pode aproveitar o volante como elemento surpresa no meio campo sem perder na recomposição da defesa.

Continua depois da publicidade

Desde a estreia do técnico Tite, no dia 1º de setembro de 2016, a seleção brasileira disputou 23 jogos, com 19 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota (para a Argentina, num amistoso). Com aproveitamento de cerca de 85%, a seleção de Tite marcou nesse período 52 gols e sofreu apenas 6 gols .

Leia mais

Tite inicia preparação da Seleção para enfrentar a Costa Rica

A história das Copas mostra que o Brasil é beneficiado pela arbitragem

“O Brasil teve só um pequeno susto”, diz ídolo sueco Henrik Larsson