Quando o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou ontem a cidade de Florianópolis como sede do Workshop de Preparação das Seleções para a Copa do Mundo de 2014 de 19 a 21 de fevereiro, Santa Catarina marcou em definitivo seu lugar no maior evento esportivo mundial e na agenda dos principais assuntos do mês de fevereiro do ano que vem.
Continua depois da publicidade
Este será o único momento em que todos os treinadores das seleções estarão reunidos, o que irá atrair os olhares de diversos países para Florianópolis. São esperados cerca de 600 participantes diretos e mais mil pessoas entre jornalistas e correspondentes internacionais, atraídos pela relevância do evento. Para maioria será a primeira passagem pelo país-sede e os olhares estarão atentos para aspectos sociais e turísticos da região.
– É a melhor oportunidade para estar perto de todos os treinadores e começar a sentir o clima de Copa. Depois as seleções se distribuem pelo país, mas ali todas estão juntas sem a pressão dos jogos e treinos – avalia Mark Gleeson, repórter da Agência Reuters e especialista em futebol africano. Gleeson esteve presente nos workshops do Japão, da Alemanha, daÁfrica do Sul e e cobriu todas as Copas desde 1986.
– Como jornalista é o mais importante evento da Copa. É onde podemos compreender a dimensão da organização que consiste o Mundial e para fazer contatos e entrevistas.
Se o sorteio dos grupos, que ocorrerá no dia 6 de dezembro na Bahia, é considerado o evento mais importante pré-Copa, o Workshop vem logo em seguida com as seleções já sabendo onde jogarão e onde ficarão hospedadas. Além disso, diferentemente do sorteio, neste evento a participação dos treinadores é obrigatória por abordar questões técnicas.
Continua depois da publicidade
Na pauta do seminário estão todos os detalhes que o time precisa conhecer, desde sua chegada ao país-sede até sua despedida. Quais são as obrigações quanto a horário e datas, direitos de imagem, questões de mídia, regras, novidades da arbitragem e quais são as responsabilidades da Fifa e das seleções.
Nessa mesma reunião, as dúvidas sobre como o Brasil estará preparado para a Copa serão esclarecidas. Se há obras atrasadas e como as cidades-sedes melhoraram, ou não, em relação à Copa das Confederações de 2013.
Em 2010 esse mesmo workshop ocorreu no Resort Sun City, cerca de duas horas e meia de viagem de carro de Johannesburgo, na África do Sul. Pelo hotel estar isolado, a cidade não pôde aproveitar o clima de Copa. Em Florianópolis os integrantes da comissão também ficarão nas dependências do hotel a maior parte do tempo, mas podem aparecer pela praia do Santinho ou pelas ruas da cidade durante alguns passeios.
TÓPICOS DA PAUTA DO WORKSHOP
> Logística: detalhes de lugares, horários e deslocamentos
> Imprensa: como agir com a mídia, obrigações e restrições
> Tecnologia: novidades nas regras com o uso do chip na bola
> Disciplina: valorizar a boa conduta e o fair play nos jogos
> Estrutura: hotéis, segurança, estádios e Centro de Treinamentos
> Médicos: o que pode ser tomado, tratamento de lesões e recuperação de atletas
ENTREVISTA EXCLUSIVA
O ex-treinador do Figueirense estava em 2010 ao lado de Dunga como auxiliar técnico do Brasil na Copa do Mundo, na África do Sul. Como um dos principais integrantes da comissão técnica, Jorginho participou do Workshop de Equipes em 2010, realizado em Johannesburgo. Agora treinador da Ponte Preta, Jorginho contou como foi o evento há quatro anos e o que se pode esperar para Florianópolis entre os dias 26 e 28 de fevereiro. Confira o que disse o treinador.
Continua depois da publicidade
OS BASTIDORES DA DECISÃO
Quando Eric Lovey, representante de Jérôme Valcke no Brasil, falou em entrevista ao Bate Bola de domingo, da TVCOM, comandado pelo colunista do DC Rodrigo Faraco, no dia de 7 julho, que Florianópolis seria sede do Workshop de Preparação para a Copa, as atenções se voltaram para confirmar o evento. Mas as negociações para trazer algum evento da Copa para Santa Catarina já aconteciam há muito tempo.
Até mesmo a Oktoberfest em Blumenau serviu para mostrar a integrantes da Fifa e do Comitê Organizador Local como SC é capaz de tratar grandes eventos com segurança e e organização. Com a definição do caderno de opções de Centro de Treinamentos – que conta com cinco lugares no Estado, entre eles o Costão do Santinho-, SC começou a receber mais visitas oficiais.
– Com a organização de um plano para atrair grandes eventos da Copa e o interesse das seleções conseguimos trabalhar de forma mais direta para consolidar SC no Mundial. Para isso, fortalecemos as parcerias entre os poderes públicos e privados para atender os requisitos necessários – explica Eduardo Loch, consultor de capacitação de eventos da Secretaria de Turismo do Estado.
Conforme as visitas técnicas aconteciam,mais estreita ficava a possibilidade de Florianópolis ser confirmada. Eric Lovey continuava a fazer o lobby da cidade para os integrantes da Fifa, enquanto o Estado, prefeitura e hotéis trabalhavam para garantir a estrutura.
Continua depois da publicidade
No dia 30 de julho, foi realizada uma coletiva de imprensa com o governador Raimundo Colombo, o prefeito César Souza Jr, integrantes da Fifa e do Comitê Organizador Local para oficialização das negociações. A impressão da visita foi positiva e as negociações aceleraram. Houve outra visita técnica no dia 4 de setembro ao hotel, depois outra série de detalhes foram acertados nos últimos meses até a oficialização da Fifa.
QUEM VEM
Os grandes nomes do Workshop de Preparação serão os treinadores das seleções. Eles estarão acompanhados de até outros nove integrantes da comissão técnica para esclarecerem todas as suas dúvidas sobre a realização da Copa. Felipão, do Brasil, Alejandro Sabella, da Argentina, Cesare Prandelli, da Itália, já têm lugar em Florianópolis ao garantir a classificação para o Mundial. Mas Joackin Low da, Alemanha, Vicente Del Bosque, da Espanha e Fabio Capello, da Rússia também devem aparecer por aqui.
COSTÃO DO SANTINHO
Há cerca de um mês que o Costão Santinho estava perto de receber a confirmação da Fifa. Ela veio por telefone ontem. Embora a comitiva que avaliou a cidade tenha olhado a estrutura de outros hotéis, o resort no Norte da Ilha de SC sempre foi o melhor avaliado pela estrutura que oferece e por ter recebido diversas visitas técnicas de seleções interessadas em se hospedar. O Workshop usará todas as 24 salas de eventos do hotel em uma área de 7 mil metros quadrados que estarão reservadas desde o dia 14 até o dia 21 para montagem e desmontagem da estrutura.