A Operação Veraneio 2014/2015, a maior operação policial já planejada e executada pelo Governo de Santa Catarina, será lançada oficialmente nesta quinta-feira, a partir das 10h, na Avenida Beira-Mar Continental, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Nesta temporada serão empregados 8,4 mil profissionais da segurança pública. Ela começa com ações desde a Aduana, no Extremo-Oeste, passando pelas 22 estâncias hidrominerais, 46 cidades, 35 balneários, 155 praias com 312 postos de guarda-vidas que abrangem mais de 460 quilômetros de extensão de áreas de banho.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) prevê investimentos de R$ 26,5 milhões, usados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, na contratação dos guardas-vidas civis e na alimentação dos agentes.

A Polícia Civil contará com 105 servidores fluentes em espanhol e 15 no inglês para melhor atender os turistas. Um policial da Argentina atuará na condição de Observador Policial Mediador em situações que envolvam cidadãos argentinos em férias no Litoral catarinense.

Continua depois da publicidade

Atuação da Polícia Civil

Serão mobilizados 1774 policiais civis, entre os que se deslocam e os que já estão lotados nos municípios sedes da Operação. As ações abrangem mais de 455 quilômetros de extensão de áreas de banho, divididas em 155 praias e balneários de 36 municípios.

Leia mais: Operação Veraneio da Polícia Civil atenderá 36 municípios catarinenses

Atuação do Corpo de Bombeiros

Só o Corpo de Bombeiros Militar mobilizará um efetivo de 1,2 mil guarda-vidas civis e 400 guarda-vidas militares. Neste ano, a novidade fica por conta da implantação do serviço no município de Itapiranga, no Extremo Oeste, e da capacitação do guarda-vidas para orientação ao turista.

Estão a disposição da corporação 10 botes infláveis, 10 motonáuticas e duas camionetes 4×4, todos adquiridos em outubro.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Operação Veraneio irá contar com 1,5 mil guarda-vidas em Santa Catarina