Foi oficialmente lançada nesta quarta-feira, no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, em Florianópolis, a Operação Veraneio 2015/2016. Autoridades do governo do Estado e da segurança pública se reuniram para anunciar o reforço nos efetivos de guarda-vidas, policiais e peritos para a temporada que, segundo as estimativas, apresentará um maior fluxo de turistas em comparação aos anos anteriores.

Continua depois da publicidade

DC de Olho: Segurança Pública em debate

A Secretaria de Segurança Pública anunciou que, com as novas contratações para o verão somadas ao efetivo já existente, serão cerca de 7 mil profissionais em operação no Estado, concentrados sobretudo no litoral. O secretário César Grubba informou também que as ações serão intensificadas em 47 cidades, 157 praias, 28 balneários e 19 estâncias hidrominerais.

Diante da instabilidade do tempo prevista para a temporada e consumo de bebidas alcoólicas nas praias, o Corpo de Bombeiros comprometeu-se em aumentar o número de guarda-vidas: de 1,5 mil no ano anterior para 1,7 mil em 2015/2016. A maioria será composta por guarda-vidas civis, cerca de 1,3 mil.

Continua depois da publicidade

– Nós estamos levando o slogan ¿prevenir é salvar¿. Os guarda-vidas irão soar apitos pelas praias no intento de alertar os veranistas. Entendemos que qualquer salvamento indica uma falha no sistema, pois o ideal é que os alertas evitem mesmo a necessidade do salvamento. Esse é nosso lema – disse o comandante dos Bombeiros, coronel Onir Mocelim.

Grubba e Colombo assinam decreto que aumento o valor das diárias para servidores da segurança pública
Grubba e Colombo assinam decreto que aumento o valor das diárias para servidores da segurança pública (Foto: James Tavares / Secom)

Este ano, a expectativa é que cerca de 8 mil turistas venham aproveitar o verão em SC, número relativamente maior que dos anos anteriores. A alta do dólar tende a facilitar o ingresso de veranistas de países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai. No evento, o governador Raimundo Colombo reconheceu que este ano há um desafio maior pela frente.

– É um desafio, nós teremos um grande numero de turistas, o que é bom pra economia, pois gera rende e emprego. É claro que temos que estar atentos a esta demanda que será maior que ano passado, talvez a maior da história. Mas estamos preparados para isso – afirmou o governador.

Continua depois da publicidade

Colombo também assinou decreto que aumenta o valor das diárias para os agentes de segurança durante a temporada para R$ 156 (o valor normal é de R$ 110). A Operação Veraneio segue até o dia 29 de fevereiro de 2016.

Segurança SC: essa causa é nossa