Alunos e professores de escolas públicas catarinenses que se inscreveram na missão Planus, ativando o pensamento – uma das atividades do jogo Logus, a saga do conhecimento, game da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Grupo RBS – participaram de uma atividade especial neste sábado, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Em uma oficina presencial de Design Thinking, em Florianópolis, estudantes e mestres das instituições puderam debater e propor soluções criativas e inovadoras para

problemas em sala de aula.

A proposta da atividade era indicar desafios mesclando estudantes de diferentes realidades e estimulando a troca de ideias para resolver problemas do dia a dia nas salas de aula.

Continua depois da publicidade

Baseado em empatia, colaboração e experimentação, o Design Thinking valoriza a empatia e o erro como parte fundamental na aprendizagem. Na gestão escolar a ferramenta é útil, por exemplo, para organizar a formação docente ou para estimular os pais a participarem do cotidiano escolar.

Foto: Charles Guerra / Agência RBS

E para a professora Clecy Mara da Silva Gueiroz, da Escola Jorge Zipperer de Rio Negrinho, a iniciativa pode ir além:

– A iniciativa é ótima. Todo mundo tem oportunidade de falar e o que aprendemos aqui, não apenas as crianças vão levar para a sala de aula, mas também nós professores para as salas de reunião, para melhorar a gestão. Esperamos que tenham outros espaços como este. – ressaltou.

Continua depois da publicidade

Para os alunos, a experiência também fez a diferença. O jovem Malcon Lucas Gonçalves, 15 anos, estudante do 9º ano na Escola Ondina Marins, em Tijucas, acredita que o aprendizado na oficina os estimula a propor aulas mais dinâmicas e interativas.

– Com os desafios, nós vimos que os professores podem interagir mais conosco no dia a dia, falar mais e deixar que a gente participe, construindo o trabalho juntos. – elogia ele ao falar do curso.

Foto: Charles Guerra / Agência RBS

Assim como o colega de oficina, Gabriel Rodrigues, 14 anos, estudante de Mafra, elogiou a oficina e destacou a palavra aprendizado para definir o encontro. E ainda salientou a conversa com pessoas de outros lugares.

Continua depois da publicidade

– Eles nos separaram dos professores das nossas escolas e colocaram a gente em grupos bem diferentes. Isto foi muito legal, pois a gente conhece gente nova, vê com são as coisas em outros lugares e aprende muito com isso. – falou ele.

A oficina também conta com uma versão online, disponibilizada exclusivamente para os participantes. Quem fizer a capacitação receberá certificados e uma pontuação de 500 Logus no jogo.

Estímulo à formação de jovens

O game Logus é um projeto que pretende estimular a formação dos jovens, de suas competências socioemocionais e valorizar o ambiente escolar, por meio de uma linguagem atraente e moderna.

Continua depois da publicidade

Logus se passa em 2087. Nulis, o vírus do desinteresse, está transformando a população mundial em seres apáticos, sem interesse. Para reverter essa situação, grupos devem se unir para acumular Logus, o antídoto. As equipes que acumularem mais Logus receberão prêmios nas cinco fases e no final do ano.