As escolas públicas têm até segunda- feira para participar da primeira missão do Logus, game lançado em 16 de junho pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, que tem o objetivo de mobilizar instituições de ensino em torno do desenvolvimento de habilidades e projetos inovadores.

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Até quinta-feira, 331 escolas já entraram literalmente no jogo. O prazo também é para que desenvolvam uma ideia de baixo custo, até R$ 2 mil, para melhorar a escola onde estudam.

O aluno do 5º ano Igor Junqueira dos Santos estuda no Centro Educacional Municipal Professora Maria Iracema Martins de Andrade, em São José, e é líder de uma equipe de 12 colegas.

O garoto de 10 anos é acostumado ao mundo dos games e acha que não deve ser difícil lutar contra o vírus da indiferença, Nulis, no planeta Terra do ano 2087, em que ele não será mais Igor, mas Tellus, um dos 12 avatares disponíveis.

MISSÕES NO MUNDO REAL E NO VIRTUAL

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Lá, ele cumpre missões elaboradas por um programa de inteligência artificial que busca salvar a população da apatia através do conhecimento. A equipe de Igor precisa correr, pois a primeira tarefa ocorre paralelamente nos dois mundos.

Na Terra atual, eles têm até segunda para elaborar uma ideia de baixo custo para melhorar a própria escola. No planeta do futuro, eles devem realizar missões para acumular Logus, o antídoto contra a indiferença.

A votação do projeto vencedor ocorrerá na ponte que liga os dois mundos: o computador, pelo site do game. Os vencedores recebem o prêmio em dinheiro para colocar em prática o projeto.

E essa é só a primeira etapa da aventura.

Quem pode participar

Logus é aberto a escolas públicas

Estudantes e educadores das redes municipal, estadual e federal devem inscrever suas equipes exclusivamente em logusasaga.com.br.

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O ingresso pode ocorrer em qualquer momento do game, que se encerra em 28 de novembro.

Cada escola pode ser representada apenas por um grupo, que deve ser composto por, no mínimo, 11 integrantes, entre professores e alunos.

A equipe terá como representante, obrigatoriamente, um estudante.

NARRATIVA

Logus se passa em 2087. Nulis, o vírus do desinteresse, está transformando a população mundial em seres apáticos, sem interesse. Para reverter essa situação, grupos devem se unir para acumular Logus, o antídoto. As equipes que acumularem mais Logus receberão prêmios nas cinco fases e no final do ano.

l Fase 1: Vital: Ativando a Educação (Inscrições até segunda-feira) – Criação de um projeto de baixo custo com votação pela internet.