As obras da construção de um túnel no Morro do Vieira, que faz parte do projeto de duplicação da BR-280 em Jaraguá do Sul, serão retomadas nesta quinta-feira após um acordo com os operários que paralisaram os trabalhos na última segunda-feira. As principais reivindicações diziam respeito ao alojamento e à alimentação.
Continua depois da publicidade
Em reunião entre trabalhadores da obra, representantes da Cetenco Engenharia S\A (empresa responsável pelo trecho) e representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Pesada e Afins (Sintrapav-SC) foi decidida a execução de um cronograma de melhorias que atenda às cobranças dos operários.
Segundo a assessoria jurídica do sindicato, os três dias de atividades interrompidas serão abonados no pagamento. De imediato, será disponibilizado aos trabalhadores um bufê para as refeições diárias – havia reclamações de que a comida era entregue fria.
No alojamento, exaustores devem ser instalados nos quartos sem ventilação. Conforme o sindicato, a empresa também se comprometeu instalar ar-condicionado onde for possível. Como os trabalhadores também reclamaram do barulho nas instalações, na próxima semana será feita uma medição de ruído para se estudar medidas de minimizar o incômodo.
Dentro de uma semana também será providenciada uma saída de emergência do alojamento. Outra reivindicação dos operários era o recebimento de um adicional de 30% de periculosidade. Conforme o Sintrapav, dentro de 60 dias um laudo será elaborado pela empresa para confirmar ou não se as atividades se enquadram como periculosas.
Continua depois da publicidade
Todos os funcionários do túnel são da Bahia e vieram ao Estado especialmente para trabalhar na obra. Em relação ao lote 1, no trecho entre São Francisco do Sul e Araquari, ainda não foi dada a ordem de serviço para o início dos trabalhos