A implantação de retornos funcionais no trevo da rodovia Jorge Lacerda com a BR-101, em Itajaí, deve ficar para o mês de novembro. A promessa da obra se arrasta desde julho – primeira data prevista pela prefeitura para o início dos trabalhos. Desde então, o município e a Autopista Litoral Sul fazem um jogo de empurra em relação ao termo de permissão para o início das obras, que já foi alterado duas vezes.
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias sobre a rodovia Jorge Lacerda
O secretário de Obras de Itajaí Marcelo Schilikmann afirmou que o contrato precisou ser refeito, pois passava a responsabilidade de manutenção das alças de retorno que serão instaladas para a prefeitura. Segundo ele, uma nova reunião para avaliar o termo foi marcada para a próxima terça-feira.
– O município não pode ficar com a responsabilidade de fazer a manutenção da obra em um trecho que está sob concessão. Na terça, vamos discutir novamente o contrato com a promotoria e, se estiver tudo certo, devemos começar as obras em novembro – explica.
Continua depois da publicidade
No mês passado, a assessoria da prefeitura chegou a informar que a obra não tinha mais previsão de sair do papel – o motivo seriam os cortes no orçamento do município. Porém, o secretário garante que os retornos serão construídos.
– Essa obra foi um compromisso do prefeito Jandir Bellini e ainda está de pé. Foi só uma questão de contrato – assegura.
As duas alças de retorno que serão implantadas devem amenizar o intenso fluxo de veículos que passa pelo trevo e causa congestionamentos diários. As melhorias ficariam embaixo do viaduto, apenas com restrição de altura, e eliminariam parte do movimento da rótula, direcionando-o para as marginais da BR-101.
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que com a obra o trânsito no entorno da rótula diminua cerca de 40%. O investimento da prefeitura será de aproximadamente R$ 350 mil, utilizando materiais e mão de obra própria.
Autopista garante que trabalhos estão liberados
A Autopista Litoral Sul diz que já liberou os trabalhos no trevo e apenas aguarda que a prefeitura de Itajaí assine o termo de permissão para dar início a implantação dos retornos. De acordo com a concessionária, o município solicitou duas alterações no documento. A primeira foi em relação à manutenção dos retornos e a segunda – e mais recente – foi um detalhe no texto do contrato.
A assessoria de imprensa da Autopista relata ainda que o documento foi entregue novamente ao município na semana passada.
Continua depois da publicidade
Vereadores pedem urgência na obra
O empurra-empurra entre a prefeitura e a concessionária também foi discutido na quinta pela Câmara de Vereadores de Itajaí. Depois de um debate sobre a situação, o Legislativo aprovou um requerimento do vereador Tonho da Grade (PP) pedindo que a Autopista encaminhe o contrato para o município.
O vereador Osvaldo Mafra (SD) sugeriu que a prefeitura fosse questionada sobre a demora, pois a concessionária já teria enviado a permissão.