A resposta positiva do Tribunal Regional Federal (TRF), órgão de 2° Grau da Justiça Federal da região Sul, em Porto Alegre, veio mais rápida que o previsto. O órgão acatou ao pedido do Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra) e suspendeu a liminar do juiz federal Marcelo Krás Borges, da Justiça Federal de Florianópolis, que paralisou as obras da nova ponte da Barra da Lagoa. A expectativa do Deinfra, agora, é que já na próxima segunda-feira a empresa responsável monte uma força-tarefa para dar continuidade aos trabalhos.

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De acordo com o consultor executivo do Deinfra, Cláudio Garcia, a empresa responsável pela obra, a BTN Construtora, já foi chamada e será informada oficialmente da volta dos trabalhos nesta sexta-feira, em uma reunião às 14h na sede do departamento.

— Vamos pedir para que os trabalhos no local iniciem imediatamente. Nosso desejo é que na segunda-feira já esteja uma equipe no local — contou o consultor.

De acordo ainda com Cláudio, o cronograma das obras está atrasado, mas a expectativa é que seja montada uma força-tarefa para que a ponte seja entregue antes de iniciar a temporada de verão, por volta do mês de novembro deste ano.

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— Lógico que fatores climáticos podem atrasar um dia ou dois, mas não acho que vá impedir que a obra deixe de ser entregue a tempo da temporada — avaliou ainda o consultor.

Para encerrar a construção, estão previstos reforços nas colunas da ponte nova, a pavimentação, passeios laterais para pedestres e ciclistas (não haverá uma ciclovia separada) e a demolição da ponte antiga.

— Temos que demolir a antiga estrutura até para garantir a segurança da comunidade. O Ministério Público até chegou a pedir que a obra previsse o reforço da ponte antiga, mas nós não concordamos com este ponto de vista. Embarcações mais altas continuariam a não conseguir passar — explicou Cláudio.

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(Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS)

A Justiça Federal pediu a suspensão das obras, na época, por falta de licença ambiental chamada EIA/Rima, que é um estudo de impacto ambiental. O Deinfra informou que a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) havia concedido outro licenciamento ambiental e que na ocasião a obra não exigia o EIA/Rima. A documentação da Fatma, afirma Cláudio, garante que obra não traz impacto negativo ao meio ambiente.

As obras na ponte do canal da Barra estavam paralisadas desde novembro de 2015 e foram retomadas em abril deste ano, quando logo em seguida foram suspensas pela justiça e ficaram paradas, mais uma vez, por dois meses. Em junho do ano passado, o Deinfra chegou a confirmar que a obra seria entregue antes da temporada de verão 2016/2017. Neste ano, mais uma vez, a promessa fica para o fim do ano.

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