Moradores do bairro Rio Cerro 2, em Jaraguá do Sul, acompanham a retomada nas obras de recuperação na SC-110, entre Jaraguá do Sul e Pomerode. Após quase um mês de interrupção para avaliação de um novo projeto, o trabalho foi recomeçado, na semana passada, seguindo o plano original.
Continua depois da publicidade
Antiga reivindicação da comunidade, a revitalização da rodovia começou em junho deste ano e foi interrompida poucas semanas depois. A alegação do Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra) de Blumenau é que um novo tipo de recapeamento asfáltico foi sugerido para o trecho. Ao invés de utilizar o material comum, a massa antiga seria misturada à borracha para voltar à pista. Analisada, a ideia foi descartada por causa do alto custo, que elevaria demais o valor original do projeto, orçado em R$ 13,9 milhões.
Segundo o superintendente do Deinfra de Blumenau, Magno de Andrade, os funcionários estão realizando a limpeza da margem para recebimento da terraplanagem. O preparo é feito em função do alargamento da pista, que terá cinco metros a mais em uma das laterais. O espaço comportará acostamento, calçada com ciclofaixa e espaço para estacionamento. Oito dos 15 quilômetros recebem a melhoria. No restante do trecho, a revitalização inclui a recuperação do asfalto.
Outros fatores que podem atrasar o andamento das obras são as redes de água e energia elétrica que passam pelo local. Segundo Magno, Celesc e Samae estudam a transferência.
Continua depois da publicidade