Está prevista para começar na primeira quinzena de março a revitalização da SC-110, que liga Jaraguá do Sul a Pomerode. A restauração do trecho de 12,157 quilômetros no trecho conhecido como Pé da Serra, em Jaraguá,foi incluído no Programa Pacto por Santa Catarina, em maio do ano passado, e custará R$ 13,9 milhões. A melhoria está sob a responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra).

Continua depois da publicidade

A empresa Sotepa, de Florianópolis, está realizando as medições na pista e avaliando a retirada da vegetação, que dependerá de licença da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul, o trabalho de topografia deve terminar no começo do próximo mês.

O prazo é de um ano e quatro meses e entre as melhorias previstas estão drenagem, asfaltamento, acostamento e sinalização. A obra será executada pela Paviplan Pavimentação, de Guaramirim, vencedora da licitação.

O trecho que será revitalizado tem dezenas de buracos, exigindo atenção redobrada dos motoristas. O comerciante Adilson Borchardt, 43 anos, é morador de Pomerode e todos os dias percorre 17 quilômetros pela SC-110 para trabalhar em Jaraguá do Sul. Como o comércio de Adilson fica às margens da rodovia, ele acompanha bem de perto os problemas da via e espera que, finalmente, a revitalização se torne realidade.

Continua depois da publicidade

– Até hoje só fizeram tapa-buraco, logo depois que arrumam já tem buraco de novo. Espero que essa obra seja feita para durar pelo menos 20 anos – comenta.

Ele também avalia que é preciso melhorar a sinalização nas curvas e colocar mais lombadas, para evitar o excesso de velocidade.