Quem passou pela SC-403, que liga a Vargem Grande aos Ingleses, no início desta semana pôde observar uma movimentação diferente. Desde a última segunda-feira, 2, máquinas e operários começam a voltar às pistas para a retomada das obras na rodovia, depois de duas semanas de atraso.

Continua depois da publicidade

Após a resolução de impasses relacionados ao pagamento e à paralisação dos caminhoneiros, que prejudicou a vinda das máquinas e trabalhadores empresa Planaterra para Florianópolis, a duplicação recomeçou – e com alterações no cronograma.

Leia mais:

::: Obra de duplicação da SC-403 não recomeça e prazo de entrega muda

Continua depois da publicidade

::: Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker, todos os problemas de pagamento foram sanados e, agora que a empresa conseguiu chegar à Florianópolis, a obra seguirá normalmente.

– Vamos trabalhar forte dentro do prazo de entrega, previsto para outubro deste ano. Se atrasar, não passará do final de novembro. É um compromisso do governo do Estado – promete.

O secretário também informou que até a paralisação das obras em 20 de janeiro devido à temporada de verão, o ritmo de atividades era intenso e, inclusive, havia uma folga no cronograma, que deverá ser compensada agora.

Continua depois da publicidade

Já o engenheiro fiscal do empreendimento, Ivan Amaral, arrisca um prazo posterior.

– Até íamos tentar entregar a obra em outubro, mas é impossível. Pretendemos apertar o cronograma e finalizá-la em dezembro – informou há duas semanas.

Até o momento, entre 20% e 25% do projeto foi cumprido por mais de 50 trabalhadores: drenagens, desvio do trânsito e deslocamento dos postes, por exemplo. A construção dos três elevados, de responsabilidade da empresa Traçado, que é subordinada à Planaterra, é uma das fases mais importantes a serem executadas nos próximos meses.

O custo total das obras na rodovia SC-403, atrasadas há cinco anos, está orçado em R$ 36,6 milhões provenientes do Ministério do Turismo e do Governo Estadual.

Continua depois da publicidade