Em pronunciamento realizado na manhã desta terça-feira, o presidente americano, Barack Obama, fez um pedido aos republicanos para que permitam a reabertura do governo, diante do impasse político em torno do orçamento.

Continua depois da publicidade

– Não sabemos o impacto desse shutdown, irá depender de quanto tempo irá durar – afirmou Obama.

O chamado shutdown é a paralisação por tempo indeterminado de serviços públicos federais porque até o início do novo ano fiscal americano, à meia-noite de segunda-feira (1h em Brasília), o Congresso não chegou a um consenso para aprovar uma permissão de gastos federais. Sem isso, serviços que não são considerados essenciais, como as atividades da Nasa, agência espacial, museus, parques e monumentos americanos estão fechados.

– Mais uma vez, faço um apelo aos republicanos para reabrir o governo e permitir que servidores que foram mandados para casa retornem ao trabalho – declarou o presidente.

Continua depois da publicidade

Obama criticou os deputados republicanos por fecharam o governo por “demandas ideológicas”:

– Este shutdown não é sobre o déficit ou nossa capacidade de pagar nossas contas. O déficit está sendo reduzido. Esse shutdown não é sobre o orçamento, mas é sobre a tentativa de impedir que prospere a nova legislação da saúde.

Deputados republicanos, instigados pelas alas mais conservadoras do partido, emperraram a aprovação de uma permissão para gastos federais, e incluíram uma condição à prorrogação dessa permissão até 15 de dezembro: atrasar em um ano o início da vigência do Obamacare, a nova Lei de Bases da Saúde, que começaria nesta segunda-feira. Obama enfatizou que não irá abrir mão dos benefícios do Obamacare para negociar com o Congresso.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Nas redes sociais, americanos comentam a paralisação do governo dos EUA

EUA inicia paralisação do governo federal por falta de verbas

Sem acordo no Congresso, governo dos Estados Unidos deve parar nesta terça