Amigas do Hora, preciso muito da ajuda de vocês. Estou com 43 anos e não tenho a menor vontade de transar, zero de desejo! Será que estou doente ou isso é normal? Eu já tive vontade antes, mas de um tempo pra cá, não sinto vontade nem de começar uma transa.
Continua depois da publicidade
Leia também:
>> Como falar sobre sexo com os filhos?
>> Fantasias sexuais podem destruir um relacionamento?
Continua depois da publicidade
>> Leia todas as perguntas da coluna Falando Sobre Sexo
>> Mais notícias na Hora de Santa Catarina
Cara leitora, existem diversos fatores que podem estar influenciando nesta sua “falta de apetite” sexual. Quando falamos em desejo sexual, estamos falando de uma atitude psíquica formada por três fatores: o biológico, o psicológico e o social. É bom lembrarmos que o organismo feminino sofre intensa influência hormonal. Esses hormônios oscilam muito e essas oscilações podem interferir nas emoções, inclusive no desejo sexual. É importante verificar se há algum desequilíbrio hormonal; O aumento de prolactina, a diminuição de testosterona ou de estrogênio, pode causar uma baixa importante da motivação sexual. Nestes casos, várias medicações já estão disponíveis, como os hormônios de reposição ou drogas que restituem o equilíbrio hormonal. Deve-se avaliar também se há infecções na vagina ou nódulos, para fazer o tratamento apropriado. Outro fator que pode diminuir o desejo é a depressão. Sentimentos de tristeza intensa acabam com o apetite sexual. O melhor a fazer é buscares teu ginecologista para fazeres uma avaliação.
Escreva para o Falando de Sexo: falandodesexo@horasc.com.br ou Rodovia SC- 401, 4190, Torre A, Bairro Saco Grande, Florianópolis/ SC. CEP 88032- 005