Abuso sexual e pedofilia são temas que devem ser tratados com os filhos

Continua depois da publicidade

Foto: Reprodução / Inmagine Free

Olá! Gostaria de saber se devemos falar com os filhos sobre abuso sexual e pedofilia?

Leia também:

Continua depois da publicidade

>> Fantasias sexuais podem destruir um relacionamento?

>> As coisas começaram a esfriar na cama, o que eu faço?

>> Leia todas as perguntas da coluna Falando Sobre Sexo

>> Mais notícias na Hora de Santa Catarina

As famílias ainda têm dificuldade de conversar sobre sexo em casa. Muitos pais acham que, ao fazer isto, podem estar incentivando os filhos a fazer sexo. Mas não é bem assim! É importante conversarmos com nossos filhos sobre tudo, inclusive sexo. Mas não precisa ser uma conversa com horário marcado. Aproveite as oportunidades da novela, do seriado para conversar…

São muito importantes os temas de pedofilia e abuso sexual de crianças e adolescentes porque são realidades tristes. Pior: muitas vezes, são realizados por pessoas que estão muito próximas e que eles gostam. Por isso, na cabecinha deles, aquele carinho, inicialmente, não assusta. As crianças precisam aprender desde pequenas a conhecer e respeitar seus corpos, a ter clareza que ninguém tem o direito de manipulá-las, machucá-las ou forçá-las a qualquer comportamento sexual.

Uma orientação que os pais devem passar para os seus filhos é de não fazer amizade com estranhos, principalmente, na internet. Explique que as pessoas costumam usar perfis falsos para aproximar-se. Confira os amigos que seus filhos têm na rede e esteja sempre atento aos bate-papos da internet. Conversar sobre o assunto é a melhor forma de prevenção!

Continua depois da publicidade