Aos 9 anos, são poucas as crianças que, além de estudar e brincar, já trilham um caminho profissional. Como a maioria, Gean Luiz Martins ainda está incerto e inseguro sobre o que será de seu futuro, porém, de uma coisa ele tem certeza: quando dia 1º de novembro chegar e abrirem as matrículas para a primeira série da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em 2014, ele estará mais perto de realizar um sonho que, apesar de recente, é grande. Gean vai se tornar um bailarino.
Continua depois da publicidade
Além do garoto, outros 11 joinvilenses – três meninas e oito meninos – passaram na seletiva que chegou a ter 53 candidatos por vaga.
– Os testes não foram difíceis, mas não consegui fazer tudo sozinho, aí as instrutoras do Bolshoi me ensinavam. Na hora de abrir bem as pernas e fazer alguns movimentos complicados, doíam os ossos – conta Gean, aos risos.
Fã de hip hop, o garoto cursa a terceira série do ensino fundamental na Escola Municipal Presidente Castello Branco, no Boa Vista. Foi lá que ele ficou sabendo sobre o processo seletivo e resolveu se inscrever.
O pai de Gean, José Luiz Martins, lembra-se do dia em que o filho levou para casa uma autorização e contou ao pai que gostaria de participar.
Continua depois da publicidade
– Ele dizia assim: “Pai, é uma oportunidade pra minha vida”. Eu lembrei de todas as vezes em que o Gean pedia para que eu o levasse para assistir às apresentações do Festival de Dança e falei assim: “De repente, divertindo-se, você consegue fazer seu futuro” – relata José.
Nem Gean nem sua família esperavam o retorno positivo, embora a torcida fosse enorme. Enquanto o pai atualizava a página do site da escola para conferir se o resultado já tinha saído, a mãe aguardava ansiosa. Quando a resposta, enfim, veio, foi difícil acreditar.
– Embora a rotina do Gean deva mudar bastante, tentamos não colocar muita responsabilidade sobre ele. É uma tentativa. Se um dia ele quiser mudar de caminho, está livre pra isso. Mas estamos muito felizes – diz o pai protetor, com orgulho estampado na cara.
CONFIRA QUEM FORAM OS JOINVILENSES APROVADOS
Curso Básico em Dança Clássica – Feminino
Alice Gesser Lima
Giovana Mendes
Laisa Ferreira Rieper
Curso Básico em Dança Clássica – Masculino
Braian Leal Miranda
Gean Luiz Martins
Guilherme dos Reis
João Pedro dos Santos
João Roberto Paulino Rodrigues
Leonardo Carlos Honorio
Leonardo Rodrigues Castanha
Luiz Otávio de Araujo Leoni
Wellington de Oliveira