A 35 quilômetros da Capital, São Pedro de Alcântara tem clima rural e ar puro que oferecem o que há de melhor para curtir o inverno catarinense. A primeira colônia alemã de Santa Catarina está a 300 metros acima do nível do mar e dificilmente terá a neve e temperatura negativa da Alemanha, mas com muita área rural não é difícil ver a paisagem verde da Serra do Tabuleiro amanhecer esbranquiçada pelas geadas, dando mais cara de inverno à cidade.

Continua depois da publicidade

No simpático centrinho de São Pedro, a Igreja Matriz chama a atenção. A cúpula, bem menor, lembra a da Basílica de Aparecida, a maior da América Latina. A da Grande Florianópolis foi construída em 1929 no centenário da imigração alemã. Neste fim de semana, realiza a Festa do Colono e do Motorista, que promete movimentar a cidade com atrações e gastronomia.

O frio é aqui: Rancho Queimado é destino pra curtir culinária e vida rural no inverno da Grande Florianópolis

Continua depois da publicidade

Café colonial

A colônia preserva muito das tradições dos seus primeiros imigrantes, com casas e comida típica. No Café Colonial Girassol, abertos aos fins de semana, é possível provar o struddel de maçã, além de outras delícias caseiras doces e salgadas, comendo à vontade. Chegue cedo para garantir o lugar, que costuma lotar de visitantes que demoram para desocupar uma mesa.

Ali, um dia é suficiente para conhecer as atrações. Quem quiser esticar e passar o fim de semana curtindo o friozinho na tranquilidade, a Pousada Terra Verde oferece quartos com vista para o rio com belas quedas d?água entre as pedras. A lareira é acesa no casarão de pedra e os hóspedes podem relaxar com um bom vinho.

Para dar aquela esquentada, não deixe de conhecer um dos alambiques da Rota da Cachaça, onde é possível aprender todo o processo de fabricação artesanal. Os roteiros são organizados pela Casa da Cultura e é preciso marcar com antecedência. Também é bom ligar antes para o Die kleine Kneipe Weisskopf, um pub com nome difícil de falar mas fácil de gostar. A decoração interna é toda alemã e não há nada parecido na região.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre Florianópolis

Uma das heranças coloniais preservadas é o Caminho das Tropas, aberto em 1787. A caminhada de cerca de 1 km em meio à Mata Atlântica possui trechos de ruas pedras pavimentadas pelos negros escravizados. Caminhe sem pressa para apreciar a paisagem com som da correnteza do rio ao fundo até se deparar com trechos de mata aberta e quedas de água sobre as pedras.

Também é possível curtir o caminho à cavalo. Quem leva é a Vila Equestre, com um preço meio salgado: R$ 100 por pessoa por um passeio de uma a três horas que precisa ser agendado.