A manhã desta quarta-feira trouxe uma surpresa feliz para a estudante de fotografia Ana Paula Petronilho. Quase um ano depois de postar uma foto feita durante uma aula no Centro de Joinville, ela descobriu que a imagem feita por ela foi fundamental para que uma mãe encontrasse um filho após 20 anos de buscas.

Continua depois da publicidade

Ana clicou o andarilho conhecido como “Adriano”, que vive nas ruas de Joinville, em 28 de outubro do ano passado, e, ao postar uma das imagens clicadas em uma rede social, parecia estar adivinhando que aquela era uma foto especial.

:: Foto de joinvilense na National Geographic ::

– A saída de hoje rendeu demais! Estou mais apaixonada ainda pelo que faço. Feelings! Feelings! – escreveu.

Continua depois da publicidade

Para Ana, os retratos do andarilho renderam participação em uma exposição fotográfica e a vitória em um concurso internacional. Mas o que a deixou mais feliz foi a notícia de que ele possa voltar a ter contato com a família.

Ana lembra os detalhes do dia em que fez a foto. O tema da aula era a inocência das crianças. Ela andava pela rua do Príncipe, fotografando pequenos indígenas, quando viu o andarilho.

– Sempre quis fazer uma foto dele. Fiquei observando o comportamento dele por um tempo. Até que pedi se poderia fotografar. Ele olhou sério para a câmera, e foi quando fiz o primeiro clique. Disse sim e virou o rosto sorrindo, momento no qual fiz as outras duas fotos.

Continua depois da publicidade

Ela conta que um tempo depois de uma das fotos ser exposta, chegou a conversar com o morador de rua.

– Falei que ele estava ficando famoso e que mostraria a foto para ele. Tentei saber mais sobre dele, conversar, mas ele não se lembrava mais de mim e só respondia “não sei” – conta.

Agora, a jovem espera poder entrar em contato com a família.

– Gostaria de conversar com ele, mostrar o que está acontecendo. Mas acho que ele não tem ideia.