A Fundação Catarinense de Cultura divulgou na tarde desta quinta-feira a lista de projetos habilitados para concorrer ao Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura: dos 965 inscritos, menos da metade recebeu aval da Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) para passar à etapa de avaliação técnica.

Continua depois da publicidade

Ao todo foram 444 projetos habilitados em música (138), teatro (87), artes visuais (78), patrimônio Cultural (47), letras (36), dança (35), artes populares (22) e passagem para intercâmbio (01)

Em duas áreas o número de habilitados é inferior à cota de prêmios prevista no edital, que determina a seleção de 272 passagens de intercâmbio, sendo 180 para destinos nacionais e 92 internacionais, e 25 projetos em artes populares.

Na semana passada, durante o trabalho de abertura de envelopes, a FCC informou que o principal motivo de desclassificação dos projetos era a documentação incompleta ou entrega de cópias sem autenticação.

Continua depois da publicidade

Entre os habilitados estão diversos grupos conhecidos do público catarinense como o Cena 11, Cenarium Cia de Dança, Grupo Erro e Siedler Cia de Dança, entre outros.

A próxima etapa do processo seletivo terá a formação da Comissão Autônoma de Seleção (CAS), composta por três especialistas em cada uma das sete áreas contempladas pelo edital. O resultado deve sair em setembro.

Em sua segunda edição, o Prêmio Elisabete Anderle irá distribuir R$ 7 milhões a 188 projetos culturais, além das 272 passagens de intercâmbio. O prêmio ficou três anos sem ser lançado após a estreia em 2009, quando recebeu perto de 1,5 mil inscrições.

Continua depois da publicidade