Agora que você já sabe a sua nota do Enem, é hora de se preparar para o Sisu e sonhar com uma das vagas oferecidas por instituições públicas que já aderiram ao sistema. A “fórmula” da inscrição inclui conhecer as notas de corte, escolher a primeira e a segunda opção, e a forma de busca dos cursos (instituição, curso ou cidade).
Continua depois da publicidade
MEC divulga notas individuais do Enem. Saiba como ver a sua
Continua depois da publicidade
Cai desempenho de participantes do Enem em matemática e redação
Demora na liberação da nota do Enem vira piada nas redes sociais
Parece confuso? Para não dar bobeira – já que a alta procura costuma fazer o site ficar lento ou até mesmo fora do ar por instantes -, ajudamos vocês a ficar por dentro de todas as etapas para conseguir completar a inscrição e acompanhar a colocação a partir de um passo a passo elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). Dá para mudar de ideia até o último momento! O cadastro deve ser feito pelo site do Sisu, a partir de segunda-feira, dia 19 de janeiro, até as 23h59min do dia 22 de janeiro.
1) Entre no site no prazo
Entre no site sisu.mec.gov.br, de 19 de janeiro a 22 de janeiro. Para se inscrever você precisa ter feito o Enem 2014 com nota maior do que zero na redação. Tenha em mãos o número de inscrição e senha no Enem 2014. Quem não tiver os dois números pode recuperá-los no site do exame.
2) Confirme os dados
Confirme os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização, você está pronto para começar sua inscrição. Se precisar, pode alterar esses dados a qualquer momento, na barra superior.
Continua depois da publicidade
3) Faça a opção
Logo após o login, o sistema apresenta a tela para escolha das duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar, é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
4) Pesquise as vagas
São apenas três maneiras de busca para concluir a inscrição. Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso.
5) Veja os detalhes das vagas
No resultado da busca, você conhece os detalhes dos cursos pesquisados. Clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência e ações afirmativas). Clique em “Escolher este curso” para continuar. Use os filtros para ver apenas aqueles que são de seu interesse.
Continua depois da publicidade
6) Escolha a modalidade
Em seguida, leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções na qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
7) Confirme a inscrição
É hora de confirmar os dados do curso que você escolheu para concorrer no Sisu. Veja a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula (caso seja selecionado). Clique em “Confirmar minha inscrição”.
8) Confira a inscrição
Na tela “Minha inscrição”, você confere a inscrição que acabou de fazer. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições. Apenas a última alteração será considerada.
Continua depois da publicidade
9) Acompanhe a classificação parcial
As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial serão divulgadas nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, a partir das 2h. Você pode acompanhá-las durante o período de inscrição para avaliar suas chances. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
Componentes da equação
Pesos diferentes para as notas do Enem 2014
– Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscrever para um curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada área do exame, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando um novo escore, que será informado ao candidato.
Escores diferentes para cursos diversos
– Como as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes ou bônus nas provas do Enem para cada curso, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.
Continua depois da publicidade
Um mesmo candidato com notas diferentes no mesmo curso
– As instituições participantes do Sisu podem, eventualmente, adotar um bônus a ser atribuído à nota dos candidatos como forma de política afirmativa. Deste modo, a nota do mesmo candidato irá variar caso ele opte pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa, com bônus.
Nota de Corte
– Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. É apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real, e a nota de corte se modifica de acordo com o escore dos inscritos. Só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.
Classificação parcial
– Durante o período de inscrição o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição é divulgada a lista de selecionados e, no boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar a sua classificação e o resultado final.
Continua depois da publicidade
Duas opções
– Caso a nota do candidato possibilite a classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente na primeira opção. Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando, dessa forma, a ocupação da vaga.
Lista de espera
– O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção. Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for convocado na lista de espera em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.
Ações afirmativas
– Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas, de acordo com a Lei de Cotas. Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias. O estudante deve comprovar que atende aos requisitos para preenchimento das vagas reservadas na instituição para a qual foi selecionado. A análise e a decisão quanto ao atendimento dos requisitos compete à instituição de ensino.
Continua depois da publicidade
O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.