A demora para a liberação das notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 virou piada nas redes sociais. O Ministério da Educação (MEC) afirmou que divulgará nesta terça-feira o desempenho dos participantes, mas não confirmou horário. Para complicar, o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde os dados serão publicados, enfrenta problemas.

Continua depois da publicidade

MEC divulga notas das escolas no Enem 2013

Com isso, a hashtag #LiberaENEM chegou a ser a mais citada no Twitter pelos brasileiros. O presidente do Inep, Francisco Soares, informou que o portal do órgão está instável devido a ataques de hackers.

– Isso é comum, no dia das inscrições do Enem também enfrentamos esse tipo de ataque, de grupos que querem “derrubar” o portal. Mas contratamos uma equipe terceirizada que está no Inep neste momento, trabalhando para garantir o acesso ao site – afirmou Soares.

Continua depois da publicidade

Veja alguns memes da demora na divulgação das notas do Enem 2014:

No último ano, mais de 6,2 milhões de candidatos fizeram o exame, sendo 1,4 milhões concluintes do Ensino Médio. Além da demora na divulgação dos resultados, outro motivo de piadas é a queda no desempenho dos alunos, principalmente em redação.

Inscrições para o Sisu 2015 começam no dia 19 de janeiro

Conforme o MEC, na edição de 2014, 529.373 candidatos tiraram nota zero na redação, enquanto apenas 250 obtiveram a nota máxima, de mil pontos. Na edição do ano anterior, com menos inscritos, 481 redações tiveram nota mil e 106.742, nota zero.

Continua depois da publicidade

No Enem 2014, a média dos concluintes do Ensino Médio na prova de matemática foi de 476,6 pontos, uma queda de 7,3% em relação ao desempenho dos alunos que fizeram o Enem 2013, de 514,1 pontos. Em redação, também houve queda. A nota média da redação dos estudantes concluintes de ensino médio foi de 470,8 pontos em 2014, uma queda de 9,7%em relação a 2013, quando a nota foi de 521,1 pontos.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

* Zero Hora