Serafina Corrêa, na Serra, vai ter um dia de calorão nesta quinta-feira. Ao menos se compararmos com a quinta passada. Há uma semana, a nova cidade mais fria do Rio Grande do Sul registrou mínima de -4C e máxima de 14ºC, hoje deve fazer entre 11ºC e 21ºC.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Como saber se o chimarrão está na temperatura adequada para a saúde

Entenda os efeitos do frio no corpo

A massa de ar frio da última semana foi embora na segunda-feira e dando lugar aos ventos mais quentes, vindos do norte do país, enfraquecendo o frio. Com a chegada de uma frente fria do Paraguai, quem deve marcar presença é a chuva e, antes dela, a sensação de abafamento. Por isso, a temperatura deve ser mais alta nesta quinta.

Continua depois da publicidade

– As precipitações, que devem variar entre uma garoa e uma chuva fraca, ficarão concentradas nas regiões Norte e Noroeste, principalmente na faixa que vai de Santa Rosa a Erechim, podendo também chegar até a parte mais alta da serra gaúcha – descreve Patrícia Vieira, meteorologista da Somar Meteorologia.

A menor mínima registrada às 6h desta manhã foi de 6,1ºC em Quaraí. Já Frederico Westphalen amanheceu com a maior mínima do Estado, 14,2ºC.

Porto Alegre e Serra também terão um dia com clima mais agradável, mas muita nebulosidade. Na Capital, fez 12ºC nas primeiras horas da manhã e a máxima deve chegar aos 17ºC, mesma temperatura que os termômetros devem marcar em Caxias do Sul. Em Rio Pardo, quase vai “dar praia”. A previsão é de que o município registre 23ºC nesta quinta-feira.

Para quem não gosta de chuva e tempo úmido, a boa notícia é que a frente fria é passageira e a sexta-feira deve ter sol em todo o Estado. Os ventos vindos do sul do continente devem voltar a predominar e derrubar a temperatura. Nada com a intensidade da semana passada, mas, ainda assim, suficiente para fazer com que os campos de cima da Serra voltem a ficar abaixo de 0ºC.

Continua depois da publicidade

– Os turistas não devem ver neve na Serra, já que o tempo seco deve predominar, mas vai ter geada e frio para quem gosta desse clima – prevê Patrícia.