A tarde deste sábado foi especial para cerca de 200 casais que concretizaram suas uniões na primeira etapa da 10ª edição do Casamento Civil Coletivo da Grande Florianópolis, no Centro Sul, em Florianópolis. Com direito a decoração, vestido de noiva, buquê e alianças, os casais disseram “sim” diante do juiz de paz, familiares e amigos. No domingo mais 210 casais também participam de outra cerimônia.
Continua depois da publicidade
Grande parte dos casais já vive junto, tem filhos e até netos, mas nunca deixaram de lado o desejo de oficializar a união e ter um dia especial para ficar na memória. A noiva Raquel Cardoso, 30, está com o noivo há oito anos, e nem mesmo um acidente de percurso na última quinta-feira fez a mulher desistir:
– Levei um tombo na escada e torceu meu tornozelo, bem quando eu estava saindo para ver o vestido. Troquei por um mais curto por causa da botinha, mas nem pensei em não vir – contou.

Raquel Cardoso casou mesmo com o tornozelo quebrado. Foto: Diórgenes Pandini / Agência RBS
Continua depois da publicidade
O casal de baianos Cledineia da Silva Vasques, 27, e Ronaldo Cardoso de Lima, que contamos a história aqui não conteve a emoção durante toda a cerimônia. Cledineia chegou radiante com véu e buquê na mão após ter um dia de noiva com a filha Larissa Rebeca de Lima Vasques em um salão:
– Se eu soubesse que casar era tão bom, já tinha casado antes – falou.

A filha de Cledineia da Silva Vasques e Ronaldo Cardoso de Lima foi a dama de honra da cerimônia do casal. Foto: Diórgenes Pandini / Agência RBS
Bebê agora está liberada para nascer
Embaixo do vestido branco bordado, chamava atenção a barriga de oito meses da noiva Letícia Marcirio. Ela e o companheiro Marcos Fidêncio estão juntos há 12 anos, e há três tentavam ter um filho:
Continua depois da publicidade
– Ela é uma vitória para gente, por isso vai se chamar Vitória. Com dois meses tive que fazer uma cirurgia, chegaram a abrir minha barriga e tirar ela de dentro e depois colocaram de volta. Me falaram que ela poderia não resistir, mas agora ela está bem, e depois do casamento está liberada para nascer – contou.
O casal de Santo Amaro da Imperatriz realizou uma cerimônia religiosa na cidade na noite de sexta-feira, e no sábado foram participar da união civil.

Letícia Marcirio e o companheiro Marcos Fidêncio estão grávidos de oito meses. Foto: Diórgenes Pandini / Agência RBS
Continua depois da publicidade
Casal há 37 anos juntos realizou sonho
A família toda compareceu para abençoar a união oficial de Delmo Rosa Silva, 56, e Eroni Pereira dos Santos, 54. Os dois estão juntos há 37 anos, tem quatro filhos e dois netos, mas nunca deixaram de lado o sonho de casar oficialmente, e já programaram até a lua de mel:
– Hoje vamos fazer uma festa para a família na nossa casa nova, e semana que vem vamos para um Hotel Fazenda – contou Eroni.

Casal está junto há 37 anos, tem quatro filhos e dois netos. Foto: Diórgenes Pandini / Agência RBS
Continua depois da publicidade
Casamento com bebê no colo
Poucos momentos antes do início do casamento, a noiva Thays de Bem Moreira amamentava o filho de 11 meses, Joseph de Bem Mariano. Com a chegada do bebê, ela e o companheiro Pierri Mariano resolveram se unir oficialmente.
Depois da cerimônia civil, o casal seguiu para a cerimônia religiosa na Igreja Batista da Bela Vista, em São José.

Casal decidiu se unir com a chegada do bebê Joseph. Foto: Diórgenes Pandini
/ Agência RBS
Casamento homoafetivo abre inscrições dia 25 de maio
A organizadora do Casamento Coletivo, Luciana da Silva, anunciou mais uma novidade para 2015. Pela primeira vez será realizado o casamento civil coletivo homoafetivo. Luciana ainda não tinha os detalhes, mas as inscrições devem abrir no da 25 de maio.
Continua depois da publicidade
– Dá trabalho para organizar tudo, tivemos que fazer rifa para bancar os custos, mas vale a pena ver a felicidade dos casais – disse.

Foto: Diórgenes Pandini / Agência RBS