A unha já está feita, as alianças estão guardadas e o sorriso ansioso está estampado no rosto da noiva. Vivendo juntos há oito anos, Cledineia da Silva Vasques, 27, e Ronaldo Cardoso de Lima, 34, irão finalmente realizar um antigo sonho neste sábado, e oficializar a união no Casamento Civil Coletivo da Grande Florianópolis. O longo tempo juntos não diminui a expectativa dos noivos, e os familiares vindos da Bahia especialmente para a cerimônia já chegaram na cidade.
Continua depois da publicidade
::: Casamento coletivo em Florianópolis revela belas histórias
Foi Cledineia que viu em uma reportagem do Jornal do Almoço que estavam abertas as inscrições pro casamento, e foi atrás de tudo:
– Nem falei nada com ele, só avisei o dia (risos). A gente já estava pensando, mas era muito caro as taxas. Quando confirmei a inscrição comecei a correr atrás de vestido. Agora que está perto estou curtindo muito cada momento, nem estou conseguindo dormir direito. Ganhei vários presentes da família, até o dia da noiva – conta.
Continua depois da publicidade
A daminha de honra e filha do casal de seis anos, Larrissa Rebeca de Lima Vasques, está na maior empolgação com o casamento dos pais:
– Eu vou ser a daminha, e já provei meu vestido, é muito lindo. Vou entrar levando as alianças – contou.

Família está empolgada e comemora o casamento depois de 8 anos
Foto: Diórgenes Pandini/ Agência RBS
Ronaldo e Cledineia se mudaram da Bahia para Santa Catarina há quatro anos, e desde então o eletricista não tinha mais visto a mãe, que com a ocasião especial aceitou o convite e veio de ônibus para participar do momento:
Continua depois da publicidade
– Foram muitas horas, tive que parar em São Paulo antes, mas já valeu a pena, minha neta era pequena quando vi última vez, e era um sonho deles. Estou muito feliz e Deus também abençoou o casamento – disse Florinda Maria da Silva Lima.
Ronaldo conta que também tinha muita vontade de realizar o sonho da companheira, mas o tempo acabou passando e foram deixando de lado, e agora estão muito felizes com a oportunidade:
– Vai ser muito bom, principalmente porque a minha mãe conseguiu vir, senão fosse isso ela não vinha – disse.
Continua depois da publicidade
O casal não vai ter lua de mel agora, mas Cledineia fala que o maior presente já ganharam semana passada: se mudaram para a casa própria em Palhoça. ?
Casamento Coletivo
420 casais irão participar desta edição do Casamento Civil Coletivo da Grande Florianópolis. O evento é promovido pela Associação Amigos da Cidadania Catarinense, com o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e outros parceiros. Mais de 7940 uniões já foram realizadas com a iniciativa, a maior parte de casais de baixa renda que muitas vezes já vivem juntos e precisam formalizar a união.
Neste fim de semana o casamento acontece em dois horários: sábado, às 17h, e domingo, às 10h30. Somente para convidados.
Continua depois da publicidade