O sol até arriscou aparecer na manhã desta terça-feira, a chuva parou, mas a situação ainda é de alerta no Planalto Norte. O nível do rio Negro continua subindo cerca de cinco centímetros por hora. De acordo com a Defesa Civil de Mafra, as equipes estão de plantão para emergências.

Continua depois da publicidade

A situação é preocupante, informou a secretária de Governo e Cidadania, Angela Kwitschal, que responde pela Defesa Civil de Mafra. Na última medição do nível do rio, às 11 horas, ele estava 7,67 metros acima do normal. O nível de alerta é de 7,4m. O rio sobe cerca de cinco centímetros por hora.

A região que mais sofrerá com possíveis alagamentos é a Vila da Solidariedade. Por enquanto, nenhuma família da localidade precisou sair de casa.

– Estamos monitorando de perto. Esperamos que o nível do rio pare de subir ainda hoje. A vazão está boa. Só que, infelizmente, a água ainda está muito represada – disse a secretária.

Na segunda, cerca de 40 famílias precisaram sair das suas casas por conta de alagamentos na Vila Argentina, em Mafra. O rio da Lança transbordou e afetou a comunidade. Ainda há pontos de alagamentos nas regiões ribeirinhas, informou a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Rio Negrinho

Já em Rio Negrinho, também há pontos de alagamentos em partes mais baixas do Centro, próximo ao rio Negrinho. No entanto, por lá, as águas começaram a baixar.

Na noite de ontem, informou a Defesa Civil, o rio atingiu a cota máxima de 5,82 metros acima do normal. Na manhã de hoje, já estava em 5,26 m. O rio tem baixado de dois a três centímetros por hora.

Nas demais cidades do Planalto, como São Bento do Sul e Canoinhas, a terça é mais tranquila.