Municípios do Planalto Norte do Estado se mobilizam na manhã desta segunda-feira para ajudar famílias em áreas atingidas por alagamentos. Em Rio Negrinho, o rio que leva o nome da cidade está com 5,76 metros. O alerta é de 4,9 metros. As inundações já atingem os bairros Alegre, Bela Vista e a região central da cidade.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura mobilizou uma equipe para ajudar os moradores na retirada dos móveis. O destino dos desabrigados é o ginásio de esportes da Cohab, no bairro Industrial Norte. A expectativa é de que o nível do rio continue subindo até o fim da tarde.
Em Mafra, a Prefeitura também se mobiliza para retirar as famílias de uma área atingida na Vila Argentina. O nível do rio Lança, conforme a Defesa Civil do Município, tem subido numa média de 8 a 10 centímetros por hora.
Preocupação parecida mobiliza a Defesa Civil de Canoinhas. O nível do rio Canoinhas alcançou 5,1 metros na manhã desta segunda-feira. Conforme a Defesa Civil da cidade, o alerta é de 5,7 metros, quando a água começa a escoar para fora do leito.
Segundo o órgão, o rio Água Verde já transbordou, deixando 15 famílias desalojadas no bairro Água Verde. Também houve registros de destelhamentos. Alagamentos também atingiram estradas do interior de Itaiópolis, dificultando o acesso em algumas regiões.
Continua depois da publicidade
Em São Bento do Sul, também no Planalto Norte, não houve novas ocorrências desde a noite de domingo. A Defesa Civil da cidade apenas monitora situações de destelhamento e de árvores caídas, além de muros tombados.