A situação da enchente começa a ser normalizada nesta manhã em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Nas medições realizadas pela Defesa Civil, às 7h, 8h e 10h, o nível do Rio Itajaí-Açu estava em 10m39cm.
Continua depois da publicidade
Na cidade estão desalojadas 1550 pessoas, que foram para casa de amigos ou familiares, e 671 pessoas desabrigadas que estão em 22, dos 46 abrigos da Defesa Civil.
Dos 18 bairros afetados e com registro de enchente, 10 ainda estavam com água acumulada nas ruas pela manhã.
>> Pelo menos 70 cidades foram atingidas com a chuva em SC
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil no Alto Vale do Itajaí, James Rides da Silva, um levantamento sobre o escoamento da água deve ser realizado no final do dia.
Continua depois da publicidade
– Houve uma melhora significativa, mas os técnicos seguem monitorando a previsão do tempo, pois ainda há possibilidade de chuva fraca durante o dia na cidade – disse.
Na noite do domingo, dia 22, o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso, assinou o decreto de situação de emergência.
Estão sendo solicitadas, neste primeiro momento, cestas básicas e água potável para os desabrigados. Quando a situação normalizar, são os materiais de limpeza para as residências atingidas que terão prioridade nas doações.
Equipes da Polícia Militar Ambiental; Corpo de Bombeiros de Lages, Curitibanos e Florianópolis; Polícia Militar de Lages e Joinville, e dois helicópteros da Polícia Civil e do Corpo Bombeiros estão na cidade para auxiliar nos atendimentos.
Continua depois da publicidade
Assista o vídeo com o sobrevoo em Rio do Sul: